EN

EN

Perennials: saiba o que são e por que são importantes para sua empresa

Oct 25, 2021

Oct 25, 2021

Perennials: saiba o que são e por que são importantes para sua empresa

Os perennials agrupam pessoas de diversas idades, que dominam a tecnologia, estão inseridos no presente e mantêm relações sociais com todas as faixas etárias.

Os perennials agrupam pessoas de diversas idades, que dominam a tecnologia, estão inseridos no presente e mantêm relações sociais com todas as faixas etárias.

Antes de mais nada, existiam classificações de gerações apenas entre millennials, baby boomers e geração X. Provavelmente você já conhece ou ouviu falar de todos esses termos. Porém, ouviu sobre os perennials? Apesar do sufixo desse novo termo ser familiar, há diferenças entre os perennials e os millennials.O conceito de perennials é novo e foi criado para caracterizar o comportamento dos indivíduos que não se encaixam nas classificações que já existem. Ou seja, a idade não é mais o melhor aspecto para determinar a personalidade e o estilo de vida de alguém.Os perennials agrupam pessoas de diversas idades, que dominam a tecnologia, estão inseridos no presente e mantêm relações sociais com todas as faixas etárias.Continue a leitura e descubra tudo relacionado aos perennials e confira como esses sujeitos podem ser profissionais vantajosos para o seu negócio.

A classificação das gerações

Antes de nos aprofundarmos nos perennials, precisamos conhecer as classificações de gerações existentes. Assim, entenderemos cada uma e suas particularidades.De antemão, o que caracteriza as gerações é, principalmente, o perfil comportamental de pessoas nascidas no mesmo período. Nesse contexto, descubra, abaixo, as cinco gerações e um pouco sobre cada uma!

Baby boomers

São os nascidos entre 1945 e 1964. Consiste em pessoas que buscam e focam na realização pessoal, profissional e na prosperidade. Essa geração também valoriza a família, estabilidade financeira e não gosta de mudanças.

Geração X

Esses são aqueles que nasceram entre 1960 e 1970. Costumam ser indivíduos autossuficientes, priorizam trabalhos flexíveis e criativos, não pensam somente no retorno financeiro e procuram no trabalho a realização de ambições materiais e pessoais.

Geração Y

Nascidos entre 1980 e meados dos anos 90 e possuem características muito particulares, pois tiveram contato com a tecnologia desde cedo. São pessoas que interagem muito bem com o mundo digital e costumam trocar de emprego com mais facilidade.

Geração Z

Nascidos em meados dos anos noventa, essa geração é extremamente conectada, realista e possui preocupações com questões sociais e ambientais.

Geração Alpha

São os nascidos depois de 2010. Nunca uma geração teve tanto acesso à informação como a Alpha.

Quem são os Perennials?

A autora Gina Pell, em 2016, conceituou uma geração que adora a vida e que está constantemente em transformação e aprendizagem: os perennials. Diferente das outras, essa geração não se classifica a partir de uma faixa etária, são pessoas de diferentes idades que vivem na atualidade.Não existe uma idade mínima para ser um perennial, esse conceito considera a mentalidade, e não o ano de nascimento. O que é comum entre todos os perennials é a vontade de crescer, aprender e de descobrir novos caminhos para evoluir pessoalmente e para contribuir positivamente para melhorar a sociedade.Ainda mais, os perennials não são imutáveis, estão sempre em desenvolvimento, ajudam os outros, são apaixonados por viver e pelos seus hobbies e profissões.

Características e comportamento dos perennials

Os perennials são pessoas, de todas as idades, que sempre estão em constante transformação. São antenados com os acontecimentos, dominam o uso da tecnologia e possuem relações sociais com indivíduos de todas as faixas etárias.  Dessa forma, esse grupo é bastante ativo e envolvido com a sociedade, utilizando os recursos tecnológicos para manter um pensamento amplo de inclusão e diversidade. Assim como as outras classificações, os perennials também possuem personalidades e comportamentos particulares.Os perennials valorizam o conforto, ferramentas tecnológicas e a informação. Para eles, é fundamental ter uma mentalidade contemporânea, em especial com as preocupações sociais e ambientais do momento.  Os perennials mantêm um estilo de vida atemporal, além disso, eles não se moldam aos padrões. Neles, há uma grande vontade de viver, de ousar e de ser diferente.

Perennials no mercado de trabalho

Entenda agora como os perennials contribuem para o mercado de trabalho. No geral, eles gostam de aprender, de colecionar novas experiências, conhecimentos e de se relacionar com diferentes pessoas.Em vista disso, podemos afirmar que são curiosos, criativos, confiantes e colaborativos. Essas são características que agradam os recrutadores, pois esses indivíduos sabem lidar com todos e colaboram para formar um ambiente de trabalho harmonioso.Os perennials são movidos pelo desejo de aproveitar, ousar e aprender - mesmo que tenham que lidar com frustrações em sua jornada. Ademais, graças ao espírito jovem, são pessoas animadas e produtivas em sua rotina de trabalho.Conforme o tempo, o mercado de trabalho é cada vez mais dinâmico, surgindo a necessidade de encontrar profissionais que possuam as características dos perennials. Ao que tudo indica, pessoas como os perennials terão mais chances de conquistar vagas e cargos de lideranças.

Por que tê-los em sua empresa?

Os perennials merecem destaque no mercado, pois são profissionais fundamentais para uma organização. Inicialmente, um dos principais motivos para afirmarmos isso é graças ao pensamento contrário à segregação em idades que os perennials possuem. Nas empresas, qualquer segregação deve ser combatida - pois no ambiente corporativo é necessário trabalhar em equipes formadas por pessoas diferentes entre si.Além disso, os perennials sabem lidar muito bem com a tecnologia, logo qualquer tarefa que exija um processo automatizado não trará grandes problemas para eles.Citamos a ousadia e a inovação como características dos perennials. Essas duas são vistas como impulsionadoras para qualquer negócio. Por esse motivo, os profissionais perennials proporcionam vantagens e crescimento para qualquer organização. Ao contratar um perennial, o administrador estará ganhando um colaborador motivado e que estimulará toda a equipe a se movimentar em prol de um objetivo em comum.

Como atraí-los para sua empresa?

Depois de ler sobre os perennials, você se interessou em contratá-los para a sua empresa? Para auxiliar ainda mais nessa escolha, listamos três dicas fundamentais para conquistar um profissional desse tipo.

Trabalho flexível e remoto

Trabalhos flexíveis e remotos são atrativos para os perennials. Essa opção mostra que a empresa valoriza seus colaboradores, pois facilitam que eles alinhem vida pessoal e ambiente de trabalho.

Benefícios de saúde

Os benefícios de saúde atraem os perennials, pois eles cuidam mais da saúde.  Há diversas alternativas para garanti-los, desde oferecer planos de saúde, até promover um ambiente de trabalho saudável.

Treinamentos

O treinamento garante que os perennials sejam sempre produtivos, afinal, eles amam atualizações e é função da empresa promovê-las dentro do ambiente de trabalho.