EN

EN

Perfil do candidato ideal: como saber o da sua empresa?

Apr 4, 2022

Apr 4, 2022

Perfil do candidato ideal: como saber o da sua empresa?

Como definir o perfil do candidato ideal? Leia esta matéria para entender a importância de criar um perfil de candidato ideal e como realizá-lo!

Como definir o perfil do candidato ideal? Leia esta matéria para entender a importância de criar um perfil de candidato ideal e como realizá-lo!

A seleção de candidatos pode ser um processo complicado. Após anunciar uma vaga, vários currículos são enviados e decidir qual é o profissional mais qualificado dentre tantos candidatos não é uma tarefa fácil. A área dos Recursos Humanos (RH) precisa realizar uma avaliação criteriosa e cuidadosa para encontrar o perfil do candidato ideal, mas, ao mesmo tempo, o recrutamento não pode ser um processo muito demorado. Então, como otimizar a seleção de candidatos e garantir que o profissional certo seja contratado? A resposta é simples: saber o que você procura. É de extrema importância que o RH crie o perfil do candidato ideal, antes mesmo de anunciar a vaga. 

Por que definir o perfil do candidato ideal?

Antes de iniciar o processo de seleção de candidato, é necessário que haja um bom planejamento para definir o que será exigido do candidato à vaga de emprego. Assim, por meio do perfil do candidato ideal, fica mais fácil identificar quais habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais, e aptidões são adequadas para o cargo. Dessa forma, o objetivo central de se criar um perfil de candidato ideal é evitar que os recrutadores comecem a busca por um destino, ou seja, sem que eles saibam o que exatamente se procura.Ademais, com o perfil do candidato ideal já definido, diminui-se o risco de se cometerem erros na hora de contratar um profissional, uma vez que isso pode causar diversos problemas. Um deles é o gestor recusar todos os candidatos finais, o que estende o tempo do processo de seleção e diminui a produtividade do time. Ademais, outra dificuldade gerada pela contratação equivocada é a rotatividade em curto prazo, visto que o profissional pode ter dificuldade de se adequar à empresa, fazendo com que haja a necessidade de realizar outro recrutamento.

O que é necessário no perfil do candidato ideal?

Para criar o perfil do candidato ideal, é necessário que o time do RH analise a empresa e suas características, bem como o processo de seleção para definir quais competências, como soft skills e hard skills, são adequadas para o cargo. Ao elaborar um perfil de candidato ideal, é estabelecido que tipo de competências técnicas são exigidas, como formação acadêmica, curso técnico, domínio de idiomas, domínio de softwares, entre outros. Além disso, estabelece-se, também, quais competências comportamentais serão esperadas dos candidatos à vaga de emprego, como criatividade, comunicação, habilidade do trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas e conflitos. Ainda mais, o tipo de formação acadêmica, a experiência e o histórico do candidato a vaga de emprego também são determinadas no perfil do candidato ideal.

Como definir o candidato ideal?

Avalie as necessidades da empresa

É importante que o RH converse com o gestor da área na qual a vaga de emprego está inserida, uma vez que é ele quem sabe dizer quais as demandas do dia a dia nessa área e quais qualidades são necessárias para o profissional que irá trabalhar neste cargo. Por meio disso, é possível detalhar quais características e requisitos técnicos serão esperados dos candidatos.

Formação acadêmica

Uma vez concluída a avaliação da empresa, é possível definir qual tipo de formação acadêmica é a mais adequada para o cargo, baseando-se nas atividades que o profissional deverá exercer na empresa. Por exemplo, para um cargo na área comercial, uma formação em Ciências Contábeis ou Administração poderia ser a mais adequada. No entanto, o recrutador não deve se guiar somente pela formação acadêmica, uma vez que a experiência do candidato pode valer até mais do que um diploma acadêmico.

Competências técnicas

Além da formação acadêmica, outras competências técnicas também devem ser definidas na criação do perfil do candidato ideal. Tais habilidades podem ser cursos técnicos, domínio de outros idiomas, certificações, entre outros. Por meio de um bom perfil técnico definido, a atração e a triagem de candidatos à vaga são facilitados.

Competências comportamentais

As competências comportamentais também são de extrema importância, visto que elas são essenciais para se formar um ambiente corporativo harmônico e saudável. Defina quais soft skills são necessárias para o cargo - alguns exemplos de soft skills são liderança, criatividade, comunicação, pensamento crítico e inteligência emocional, as quais podem ser avaliadas no processo de recrutamento.

Fit cultural

Outro ponto importante a se analisar é a cultura da empresa. É necessário avaliar se o candidato está alinhado aos valores e à missão da empresa, uma vez que, por mais que o profissional atenda às outras exigências, a ausência do fit cultural irá afetar tanto o indivíduo quanto a empresa. A incompatibilidade com a cultura organizacional faz com que a relação entre o profissional e a empresa não seja duradoura, já que isso pode levar a atritos frequentes e tornar o trabalho desgastante. Por outro lado, a sintonia de crenças entre o candidato e a empresa cria um ambiente mais harmônico e produtivo.

Análise de dados

Como já não se vive mais sem tecnologia, use-a a seu favor! Por meio da análise de dados, é possível saber quais características estão relacionadas a um melhor desempenho nas atividades do cargo. Assim, isso facilita a criação do perfil do candidato ideal.Além disso, a tecnologia também pode contribuir agilizando o processo de recrutamento, visto que é possível otimizar várias etapas, como filtrar currículos de acordo com sua aderência ou não aos requisitos da vaga.Com o uso da inteligência artificial, é possível analisar milhares de currículos em segundos, sem que dados sensíveis como raça, gênero, idade, etc, afetem os resultados. Quer saber mais sobre como o uso de tecnologia pode ajudar sua empresa a encontrar os candidatos certos? Entre em contato com um especialista da Rocketmat.