EN

EN

Qualificação de candidatos: entenda como esse processo é importante no processo seletivo

May 9, 2022

May 9, 2022

Qualificação de candidatos: entenda como esse processo é importante no processo seletivo

Entenda qual é a importância da busca pela qualificação profissional no processo seletivo para sua empresa e como encontrar um candidato qualificado.

Entenda qual é a importância da busca pela qualificação profissional no processo seletivo para sua empresa e como encontrar um candidato qualificado.

​Primeiramente, para saber o que é qualificação profissional, é preciso entender que não existem candidatos ruins. Existem candidatos que não possuem um bom  fit cultural com a cultura organizacional de uma empresa, que, por fim, acabarão por não entregar os resultados esperados. A importância está justamente aí, o processo de qualificação profissional deve ser aplicado dentro do processo seletivo para que ocorra a seleção dos melhores talentos que atendam às demandas da empresa. Além disso, a contratação feita sem a consideração de todas as fases do recrutamento e seleção trazem impactos negativos no desenvolvimento da organização e no índice de retenção de talentos. Quando um indivíduo não possui seus valores compatíveis com a empresa, pode prejudicar as estatísticas de crescimento da mesma e provocar um desligamento em razão da ausência fit cultural (alinhamento entre os valores da empresa e do candidato, perfis correspondentes).A seleção e recrutamento dos candidatos pode gerar alguns custos que podem ser compreendidos como um meio de investir nos talentos. Ao encontrar a pessoa ideal para o cargo, o emprego desses recursos retornará futuramente em bons resultados para o negócio.

O que é a qualificação de candidatos?

​Há um bom tempo, o recrutamento era feito de forma básica: divulgar e esperar. Mas, com os avanços tecnológicos e com o comportamento das novas gerações, essa realidade mudou totalmente. Agora as empresas precisam mostrar o porquê estão à frente.Mas, afinal, o que é qualificação? Como já dito anteriormente, não existe o candidato ruim, e sim aquele que não se adequa à cultura da empresa. E esse é o motivo pelo qual as organizações optam pela qualificação profissional de seus candidatos. Em vista disso, este filtro possui a finalidade de perceber e selecionar os melhores talentos de acordo com a necessidade empresarial do seu negócio.Existem também, além dos talentos e experiências profissionais, a qualificação profissional na forma de soft skills - habilidades de comportamento que as empresas valorizam, qualificação profissional exemplo são: inteligência emocional, trabalho em equipe, adaptabilidade, proatividade, visão analítica e resolução de problemas complexos.

Como utilizar a qualificação de candidatos no recrutamento?

Após compreender melhor sobre o que é qualificação, confira 3 estratégias importantes que preparamos para o processo de qualificação profissional de candidatos no recrutamento.

1. Faça um briefing com sua equipe

Realize reuniões e filtre as melhores habilidades necessárias do candidato que atendam às demandas da sua empresa. Sendo assim, você tem a oportunidade de analisar melhor as características da pessoa e garantir a contratação do melhor candidato para a vaga.

2. Invista em um banco de dados

​Invista em um banco de dados para realizar a coleta de todas as experiências anteriores do candidato, assim todas elas ficam armazenadas e promoverão agilidade no decorrer do processo.

3. Construa uma marca empregadora forte

​Essa é uma estratégia fundamental para qualificar os candidatos. A existência de uma forte marca no mercado com certeza é mais atrativa. Empresas que não se comunicam adequadamente com seu público - não respondendo em redes sociais, por exemplo - se tornam mal vistas.

Como encontrar um candidato qualificado para sua empresa?

1. Investir em pesquisas de mercado

​O RH pode realizar pesquisas de mercado antes do processo seletivo a fim de ter um direcionamento do processo de recrutamento, sendo assim, indicando a maneira mais cabível de encontrar qualificação profissional de uma pessoa em determinada área. Alguns exemplos dessas perguntas são:

  • Que objetivos eles têm em comum?

  • Como os candidatos qualificados procuram uma colocação na área em que o cargo está inserido?

2. Cuidar da imagem da empresa

​O desejável é que as organizações sejam socialmente responsáveis, inovadoras e éticas, criando vantagens em cima dos concorrentes. Para isso, o RH deve tomar algumas medidas como:

  • Demonstrar os valores da empresa;

  • Descrever os benefícios do cargo;

  • Oferecer propostas compatíveis com a qualificação exigida;

  • Focar no potencial do desenvolvimento.

3. Descrever adequadamente o cargo

​A maneira como os cargos vão ser divulgados influenciam muito no grupo de interessados na vaga. Por esse motivo, o RH precisa estar atento para alguns critérios na hora de descrever o cargo, como por exemplo: 

  • Categorização adequada: a descrição de um cargo usa algumas categorias de habilidades, qualificações e cursos profissionalizantes, possuindo curso de informática é uma categoria na qual algumas pessoas estarão incluídas e outras não;

  • Clareza: uma interferência na comunicação pode atrair profissionais de áreas não desejadas ou afastar aqueles que preenchem as exigências da vaga;

  • Objetividade: um aspecto prejudicial na atração de bons candidatos: aqueles requerimentos que não são compatíveis com as necessidades da empresa.

4. Buscar competências-chave

​Muitas vezes, nem sempre aquilo que está no currículo representa um fato. Ao buscar qualificação profissional dos candidatos, é necessário ir além da descrição formal de cargos e formações.

5. Otimizar a análise dos currículos

​Os gestores precisam implementar sistemas de pré-seleção a fim de otimizar o tempo que o RH possui para analisar candidatos. Logo, a otimização dos processos de análise para compreender as possíveis competências é essencial.Com o uso da inteligência artificial, é possível analisar milhares de candidatos em questão de segundos, e identificar quais são mais alinhados ao perfil de cada vaga. Quer saber mais sobre como a inteligência artificial pode transformar seu processo de recrutamento e seleção? Fale com um especialista!