EN

EN

Recrutamento inteligente: o que é e como implantar na sua empresa

May 12, 2022

May 12, 2022

Recrutamento inteligente: o que é e como implantar na sua empresa

O recrutamento inteligente consiste na aplicação de um sistema menos operacional e mais tecnológico para garantir assertividade na seleção de profissionais.

O recrutamento inteligente consiste na aplicação de um sistema menos operacional e mais tecnológico para garantir assertividade na seleção de profissionais.

Trabalhar com contratação e gestão de pessoas não é uma tarefa simples. Por isso, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para tornar esse processo menos trabalhoso e mais eficiente, como o recrutamento inteligente. Existe uma forma mais assertiva e ágil de contratar profissionais, fazendo uso de ferramentas cada vez mais inovadoras e operando com dispositivos de inteligência artificial.

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente é uma estratégia que utiliza ferramentas e conta com a ajuda da tecnologia para facilitar o processo seletivo. Seu objetivo é achar candidatos ideias ao perfil de cada vaga disponível. Os recursos desse método são focados na atração, seleção, desenvolvimento e retenção de profissionais qualificados e capacitados para exercer a função que está sendo cobrada.Processos seletivos podem ser desgastantes, tanto para quem está contratando quanto para quem está se candidatando. Por isso, a metodologia implantada pelo recrutamento inteligente consiste na execução de uma triagem, coletando e analisando de forma apurada dados do currículo do candidato. A função dessa triagem é identificar as capacidades técnicas e profissionais e o perfil da pessoa.É importante destacar que as estratégias do recrutamento inteligente já entram em ação no momento de divulgação das vagas. É necessário estar atento aos canais em que os candidatos mais qualificados interagem para que sua vaga seja divulgada lá. O sucesso desse primeiro contato já facilita e aumenta a eficácia do resto do processo de contratação.Quando falamos sobre otimização de tempo e automatização do processo seletivo, outro recurso que pode ser utilizado é a inteligência artificial para recrutamento. Essa ferramenta também auxilia na assertividade da contratação, possibilitando uma análise de dados precisa e direta, já que através da inteligência artificial torna-se possível lidar com uma grande quantidade de currículos.Além disso, automatizando esse processo com ferramentas da inteligência artificial, eliminamos a opinião pessoal do recrutador, fator que pode enviesar o processo. Por essa razão, os recrutamentos que fazem uso da inteligência artificial garantem maior transparência e eficiência.

Qual a diferença entre recrutamento inteligente e recrutamento operacional?

Talvez os próprios nomes recrutamento inteligente e recrutamento operacional deixam implícitas as diferenças existentes entre esses dois processos. Mas, para deixar claro, vamos explicar melhor a distinção entre esses modelos de recrutamento.O recrutamento inteligente associa a tecnologia com o trabalho dos profissionais de RH das organizações. A implantação da tecnologia, conforme abordamos acima, agiliza e garante maior efetividade ao processo de seleção e contratação de profissionais. Nesse modelo, apresenta-se a ideia de um recrutamento mais estratégico.Já o recrutamento operacional é feito manualmente. Portanto, está sujeito a um maior número de falhas e de julgamentos pessoais por parte dos recrutadores. Além disso, por ser feito de forma manual, é um processo que exige mais tempo.

Como funciona o recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente utiliza uma série de recursos e ferramentas tecnológicas para atrair candidatos qualificados e ideais para cada tipo de vaga. Dentro deste método de recrutamento, algumas estratégias são aplicadas para garantir resultados positivos. Veja, a seguir, quais são. 

  • Realização de testes de perfil dos candidatos a fim de identificar aspectos emocionais e comportamentais, capacidades técnicas, potencial de liderança;

  • Controle de dados para garantir transparência e confiabilidade durante o processo de contratação;

  • Divulgação correta das vagas com o objetivo de atrair o profissional ideal;

  • Automatização e otimização da triagem de currículos para reduzir o tempo e o trabalho e garantir a eficiência da contratação;

  • Realização de entrevistas on-line para economizar tempo e facilitar o contato entre os recrutadores e os candidatos;

  • Organização do processo seletivo;

  • Adequação às estratégias traçadas a fim de atingir os propósitos e expectativas da organização;

  • Análise de resultados tanto para saber o que está dando certo quanto para aprimorar as estratégias que ainda possuem falhas. 

Como implantar o recrutamento inteligente na empresa?

Para a aplicação desse processo na estrutura da empresa, os seguintes fatores devem ser levados em conta: a existência e possibilidade de mudanças no comportamento humano, o incentivo ao desenvolvimento profissional de todos que já fazem e que farão parte da organização e a clareza e determinação a respeito das expectativas e dos objetivos da empresa. A partir da consciência desses pontos, os profissionais de RH terão a sua disposição tecnologias e ferramentas avançadas para traçar estratégias eficientes e ágeis.Nesse sentido, podem ser implantados no RH das empresas a Inteligência Artificial e o Big Data, um mecanismo estratégico que trata, analisa e obtém informações e dados. Dessa forma, o funcionamento do recrutamento inteligente acontecerá de acordo com os aspectos e recursos descritos no tópico acima e permitirá a realização de processos seletivos mais inteligentes e menos tendenciosos.

Quais os benefícios do recrutamento inteligente?

Como mencionamos, o recrutamento inteligente é uma estratégia aplicada não só para facilitar o processo de identificação e seleção de funcionários, mas também para tornar a escolha pelo profissional mais eficiente. Por isso, agora que você já sabe o que é recrutamento inteligente e como ele funciona, vamos destacar os seus benefícios gerados por essa automatização, tanto para a empresa quanto para o candidato. Veja as vantagens abaixo.

  • Diminuição de custos devido à automatização do processo;

  • Aumento da assertividade nas contratações;

  • Melhor gestão de vagas;

  • Redução do tempo das etapas do processo seletivo;

  • Diminuição do número de desligamentos (turnover);

  • Maior interatividade entre os candidatos e a organização;

  • Fortalecimento da identidade e da imagem da marca;

  • RH mais estratégico.

É possível afirmar que o recrutamento inteligente modifica e inova o processo de contratação das empresas. Além disso, o recrutamento inteligente garante maior assertividade e agilidade na seleção de novos profissionais. A fim de esclarecer dúvidas e implantar esse método em sua empresa para melhor desenvolvê-la, a Rocketmat é especialista na implantação de Inteligência Artificial em recrutamento e seleção de candidatos.