EN

EN

Saiba como os líderes podem diminuir o turnover

Aug 31, 2022

Aug 31, 2022

Saiba como os líderes podem diminuir o turnover

O turnover é um dos maiores problemas que uma empresa pode ter. Os líderes possuem um papel muito importante na solução dessa situação

O turnover é um dos maiores problemas que uma empresa pode ter. Os líderes possuem um papel muito importante na solução dessa situação


O turnover é o nome dado a uma métrica que tem como principal função medir a rotatividade dos funcionários dentro de uma empresa. Ou seja, se o turnover estiver alto é porque os funcionários não estão trabalhando por muito tempo naquele lugar ou a contratação de novos funcionários está sendo recorrente. Já se o turnover estiver baixo é porque o quadro de funcionários é mais estável.



O turnover alto pode ser muito danoso para a empresa. Esse fato ocorre pois um negócio funciona basicamente a partir de planos de ação, ou seja, é preciso pensar, elaborar, colocar em ação e finalizar uma estratégia atrás de outra estratégia para rodar o negócio e, se isso for feito de maneira correta, garantir o sucesso empresarial. Assim, se não houver continuidade da equipe, não haverá continuidade de estratégia. 



Além dos danos causados por essas quebras no plano de ação, o alto turnover acaba fazendo com que os funcionários não trabalhem motivados e, por isso, não fiquem empenhados em fazer dar certo pois imaginam que o tempo gasto ali não os serão recompensados. Esse fato também abaixa bastante a produtividade de uma empresa. 



É crucial encontrar maneiras de como reduzir o turnover caso ele esteja alto em seu negócio. Atualmente, um dos principais motivadores de dispensa de colaboradores é uma gestão ineficaz e antiga. Nesse sistema, é possível perceber a figura de um chefe e, com isso, a empresa trabalha em uma escala vertical.



Empresas que ainda insistem nessa configuração e não se atualizaram estão, na verdade, perdendo a oportunidade de aumentar sua produtividade, reduzir o turnover e ter mais sucesso. Uma alternativa eficaz para a figura do chefe é a figura do líder, que pode adotar algumas medidas para garantir a perenidade dos colaboradores. 



Papel dos líderes na redução do turnover



Para definir qual é o papel dos líderes na redução do turnover, é necessário pensar antes qual o motivo desses colaboradores não permanecerem na empresa. Na grande maioria das vezes, os funcionários não se sentem respeitados dentro da empresa, não acham que há possibilidade de crescimento ali dentro ou entendem que poderiam estar rendendo mais em outro lugar. 



Por outro lado, em um turnover involuntário, pode acontecer da empresa não estar conseguindo se sair bem no processo de recrutamento de seus funcionários. Logo após os contratar, verificam que não era aquilo que eles queriam e, com isso, acabamos liberando rapidamente para o mercado. 



Existem soluções que podem ser tomadas pelos gestores para ambos os casos, tanto o turnover voluntário quanto o involuntário. Para engajar os funcionários, é preciso que o líder saiba bem como delegar as funções, estabelecendo corretamente o que cada um dos envolvidos deve fazer para que o plano funcione. 



É importante que o gestor saiba escutar o que os colaboradores têm a dizer para elaborar uma estratégia que inclua as suas preferências, os respeitem e mostrem que eles são importantes na empresa. A inclusão de metas com uma recompensa também é uma boa ação. 



Em uma outra instância, o líder precisa saber como administrar conflitos, uma vez que muitos saem por acharem que estão sendo alvos de fofoca e itens do tipo. O feedback e a recompensa são duas coisas que também são extremamente importantes na hora de tornar a empresa um local de trabalho melhor. 



Quando o turnover passa a acontecer de forma involuntária, ou seja, a partir do acontecimento de muitas demissões com pouco tempo de intervalo entre elas, também existem algumas ações que podem ser tomadas pelos líderes, em especial pelos líderes de RH. 



Nesses casos, se está havendo muitas demissões é porque o trabalho feito nos recursos humanos não está sendo satisfatório. É preciso primeiro descobrir qual é o problema para conseguir o solucionar. Na maioria dos casos, é possível resolver a questão adotando a ajuda de inteligência artificial e testes de aptidão mais precisos e eficientes. 



É possível os líderes evitarem o turnover?



A prática mostra que empresas são como pessoas: cada uma tem sua identidade, sua personalidade e sua forma de lidar com conflitos. Dessa forma, é praticamente impossível criar um passo a passo com métodos certeiros do que os líderes devem fazer para evitar o turnover, mesmo sendo possível estabelecer algumas ações que podem ajudar. 



Com essa informação em mente, chega-se à conclusão de que cada líder de cada empresa precisa ter seu próprio plano de ação em mente para que essa redução do turnover realmente ocorra. 



Após adotar os conselhos dados sobre como diminuir o turnover, os líderes precisam adotar algumas outras métricas que servirão para verificar se as políticas realizadas estão de fato tendo resultado. Essas métricas são diversas e se adaptam a realidade de cada empresa, visando sempre uma gestão por desempenho qualitativo e não quantitativo. 



Em todos os cenários, para que o líder consiga reduzir esse turnover ele precisa enxergar o potencial desses colaboradores, procurar não estabelecer normas, regras e formas de trabalho fechadas, sem diálogo e sem participação. A melhor dica nesse sentido é: faça o colaborador se sentir ouvido e importante, pois ele é.



O turnover involuntário é um dos mais difíceis de resolver pois a reconfiguração necessária mexe com todo o processo de recrutamento já criado. Assim, se for para mudar uma política tão grande dentro da empresa é interessante que essa mudança seja eficiente. Com a Rocketmat, sua empresa contará com a ajuda de uma inteligência artificial para identificar os riscos de turnover. Entre em contato conosco e entenda como a Rocketmat pode ajudar a sua empresa.