EN

EN

Saiba como ter sucesso no trabalho híbrido

Jul 20, 2022

Jul 20, 2022

Saiba como ter sucesso no trabalho híbrido

Você sabe como o trabalho híbrido funciona nas empresas? Clique aqui e confira as vantagens do trabalho híbrido e como ele funciona!

Você sabe como o trabalho híbrido funciona nas empresas? Clique aqui e confira as vantagens do trabalho híbrido e como ele funciona!


O trabalho híbrido é uma tendência que vai crescer cada vez mais dentro das empresas, já que muitas pessoas desejam voltar ao trabalho presencial, mas sem perder os benefícios do trabalho remoto.



Você deve estudar bem os benefícios do trabalho híbrido antes de decidir escolher ele para a sua empresa, e saber qual é o melhor estilo de trabalho para seus colaboradores.



O que é o modelo de trabalho híbrido?



Até pouco tempo atrás era muito comum que os profissionais adotassem o modelo de trabalho padrão, em que as pessoas saiam de suas casas, se dirigissem até as empresas e trabalhassem dentro de um certo horário comercial que era previamente estabelecido, normalmente das 9 horas até as 18 horas.



Porém, hoje em dia está cada vez mais comum que profissionais tenham uma maior flexibilidade em seu trabalho, e que ele permita a adoção do trabalho híbrido. E muito disso está associado a sua experiência de home office, que se popularizou durante a pandemia de Covid-19.



De forma resumida, o trabalho híbrido acaba consistindo em um modelo de trabalho em que os seus colaboradores devem executar as suas tarefas tanto no ambiente de trabalho, ou seja, na empresa, quanto no home office ou em um lugar de coworking, por exemplo.



Diferenças entre trabalho híbrido e home office



O trabalho remoto foi adotado por grande parte das empresas durante o ano de 2020, em que começou o período da pandemia. Esse é um modelo que permite que o seu colaborador possa trabalhar de casa, e assim, baratear ainda mais os custos que a empresa tem, além de aumentar o conforto e a autonomia do colaborador durante esse processo. Porém, alguns problemas podem surgir quando se adota esse modelo.



A ausência da convivência que as pessoas tinham dentro do ambiente de trabalho acaba resultando em um maior distanciamento e dificuldade na resolução de problemas de forma efetiva. Além disso, casos de burnout se tornam mais comuns, já que não existe uma separação clara da vida profissional e pessoal do colaborador.



Já o trabalho híbrido requer que o colaborador esteja no escritório presencialmente algumas vezes durante a semana, mas que também tenha a liberdade de trabalhar de casa. Dessa forma, a sua jornada de trabalho consegue pegar os benefícios dos dois modelos mencionados anteriormente, sendo uma opção mais equilibrada.



Vantagens do trabalho híbrido



Veja algumas vantagens do trabalho híbrido:



Custos reduzidos



Já que o número de colaboradores que vão à empresa diariamente é bem menor, os gastos da empresa com manutenção do local de trabalho são diminuídos de forma drástica, como a conta de energia, aluguel, água, equipamentos, internet e vale transporte dos funcionários.



Menor rotatividade



Quando os seus profissionais ganham a flexibilidade e confiança para trabalhar da forma que preferirem, seja remoto ou presencial, eles acabam se sentindo muito mais valorizados nos cargos que ocupam, e a tendência é que eles continuem a permanecer mais tempo em suas funções. Fora isso, os colaboradores e os candidatos começam a ter uma percepção sobre a marca muito melhor.



Comodidade



A possibilidade de poder trabalhar em home office durante certos períodos é algo muito cômodo para as pessoas que tem uma boa estrutura para fazer o seu home office. Isso acontece porque a pessoa não enfrenta a necessidade de se deslocar e pode fazer todas as suas obrigações pela internet.



Como ter sucesso na jornada de trabalho híbrido?



Confira dicas para ter sucesso na sua jornada de trabalho híbrido:



Confiar na autonomia dos seus colaboradores



Assim que o começo da pandemia do Covid-19 foi declarada e as medidas de isolamento social foram estabelecidas, os profissionais tiveram que arranjar algum jeito em suas casas, transformando o seu ambiente de descanso também em seu ambiente de trabalho, que muitas vezes ultrapassava o horário comercial.



Ao contrário do pensamento de muitos, ter essa autonomia acabou gerando uma maior produtividade por parte dos trabalhadores. Uma pesquisa realizada por Tsedal Neeley mostra que 70% das empresas que participaram do estudo relataram que houve sim um aumento na produtividade dos colaboradores durante a pandemia.



Essa é uma prova que demonstra que se você quiser solucionar os problemas que o trabalho híbrido traz, é necessário que você confie nos seus colaboradores e que eles são bem-intencionados e inteligentes, sempre cumprindo com suas responsabilidades de trabalho mesmo que elas não sejam executadas dentro de um espaço físico específico.



Mensurar o desempenho, porém não da forma tradicional



Muitos dos gestores e empresários até acreditam na necessidade de ter pessoas sempre presentes nas empresas para que seja possível fazer a avaliação do desempenho delas. É aquela crença de que se os colaboradores estão visíveis, eles estão demonstrando e afirmando com o seu compromisso dentro da organização. 



Por esse motivo, outra ação que pode ajudar a ter sucesso no trabalho híbrido é mensurar o desempenho de seus colaboradores, o que pode ser feito com base na entrega, dedicação e participação nos seus resultados apresentados.



Apoiar e incentivar o bem estar na vida profissional dos colaboradores



Por conta da pandemia que ocorreu e gerou vários problemas, e também as dificuldades que foram enfrentadas durante os últimos dois anos, a apreciação e também a valorização pela vida é algo que ganhou muita força.



Perguntar sempre como as pessoas estão e como elas podem ser ajudadas são alguns exemplos de perguntas que se tornaram mais presentes e relevantes dentro do seu ambiente de trabalho.



Dessa forma, a vida começa a voltar a se normalizar, mas sempre com essa preocupação e cuidado no bem estar de seus colaboradores.