EN

EN

Saiba o que é a Digitalização do RH e porque ela é tão importante

Aug 17, 2022

Aug 17, 2022

Saiba o que é a Digitalização do RH e porque ela é tão importante

Digitalização do RH: Saiba qual a importância da utilização da tecnologia no processo de gestão de pessoas e recrutamento e seleção de novos talentos.

Digitalização do RH: Saiba qual a importância da utilização da tecnologia no processo de gestão de pessoas e recrutamento e seleção de novos talentos.


Todos os setores da indústria corporativa precisam sempre estar atentos às tendências do mercado, para se situar e também para conseguir sempre estar utilizando de técnicas e estratégias inovadoras, com a finalidade de potencializar o desenvolvimento da empresa. Por isso, é bastante comum a digitalização de processos e a automatização para agilizar processos e otimizar procedimentos. Tendo isso em mente, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre o processo de digitalização do RH e seus respectivos processos.    



Com uma expansão no número de funcionários da empresa e o acúmulo de funções de profissionais do RH, a gestão de pessoas e de equipe pode ser um procedimento extremamente complexo e que pode gerar grandes complicações no funcionamento otimizado da empresa. O principal objetivo do RH é justamente potencializar o desempenho individual fazendo com que os colaboradores sejam cada vez mais efetivos.



Por isso, a digitalização do RH é um processo que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, de modo a tornar essa gestão mais eficiente e otimizada. Confira abaixo a importância de levar esses processos para o ambiente digital.  



O que é a digitalização do RH?



O processo de digitalização do RH é uma forma de utilizar a tecnologia para otimizar processos, com a finalidade de melhorar as entregas e o desenvolvimento dos profissionais da empresa. Essa estratégia de se utilizar um RH digital vem sendo testada por diversas instituições, e é notório uma melhora de desempenho em relação a rapidez e resolução de problemas referentes à gestão de pessoas.



Esse processo consiste em muito mais do que apenas levar o RH para o cenário digital, já que consigo vem diversas características de métricas e uma mentalidade voltada majoritariamente para os números e resultados obtidos a partir de softwares, ferramentas ou sistemas, substituindo os processos manuais anteriormente utilizados. 



É necessário ter em mente que o investimento nesse processo é puramente para aumentar a eficiência no setor, na análise e recrutamento de profissionais agilizando o processo para otimizar os seus resultados. Esse é o primeiro passo para automatização e o desenvolvimento tecnológico desse setor.



Benefícios da digitalização do RH



A automatização e digitalização desses processos acaba criando um setor mais ágil e eficiente, além de potencializar estratégias e o processo criativo. Portanto, confira abaixo alguns dos benefícios principais a respeito da transformação dos processos de RH por processos digitalizados.



Agilizar processos de recrutamento e seleção



Um dos principais pilares do setor de RH é justamente o processo de recrutamento e seleção de profissionais para ocuparem cargos nas empresas. Além disso, essa área é a responsável pelo primeiro contato mais profissional entre o candidato e a empresa, portanto é através dele que será criado a primeira impressão do candidato com a empresa contratante. Isso é bastante importante, já que melhora a reputação da empresa, e faz com que o caminho de recrutamento seja feito de modo quase que passivo pela instituição, atraindo candidatos. 



Quando você consegue digitalizar esse processo de recrutamento e seleção você centraliza toda a triagem, seleção de currículos, de testes até o final do processo que é a contratação e o fechamento da vaga. Essa centralização permite que o processo seja feito de modo mais eficaz e ágil, diminuindo erros processuais resultados de ações manuais. 



Além disso, a digitalização desse setor também afeta os colaboradores que já estão dentro da empresa. Isso pode ser feito através do controle e definições de métricas de desempenho, que afetam diretamente nas decisões da empresa e na análise de dados que é o próximo benefício.



Tomar decisões através da análise de dados



A análise de dados é um processo que demanda naturalmente uma digitalização e uma certa automatização. Essa análise de dados, a partir de diversos processos, como o ponto digital, documentos digitais, e outros processos, é aquilo que vai sustentar decisões da empresa, e definir as necessidades. Uma demissão ou admissão é muito mais sustentada e justificada quando se possui dados e uma análise de desempenho que demonstra a ineficiência ou a necessidade de uma mudança naquele setor. 



Isso acaba potencializando o desempenho e a produtividade da empresa e principalmente do setor de RH. 



Aumentar o desempenho estratégico e a produtividade geral



A substituição de métodos manuais por digitais, é, naturalmente, a mudança mais óbvia em adotar essa estratégia. Apesar disso, essa mudança acaba sendo fundamental no controle de atividades da empresa, apresentando diversas facilidades como o armazenamento de dados na nuvem, o que oferece à empresa uma maior agilidade e maior produtividade. 



Outro ponto importante é que esse processo reduz diversas questões burocráticas, fazendo com que o setor de RH possa ter um foco maior em ações produtivas e estratégicas como projetos de cultura organizacional e diversas outras. Isso torna as estratégias da empresa mais bem definidas e melhor direcionadas.



Como digitalizar processos de RH



Repensar processos e atualizá-los



Essa primeira etapa é fundamental, porque é necessário dar alguns passos para trás e repensar os processos para um cenário mais digital. Pode até ser clichê, mas é fundamental o passo para trás, para conseguir prosperar e dar mais passos à frente futuramente. O foco é no desenvolvimento de estratégias eficientes para acelerar os processos, trazer mais clareza e eficiência a eles para que possam ter um melhor desempenho. 



Nesse processo é importante pensar em estratégias que consigam ser realizadas com o auxílio da tecnologia, redesenhando as atuações dos profissionais da área, potencializando a produção individual e coletiva.



Investir em tecnologia



Agora que você conheceu um pouco mais a necessidade de repensar estratégias, para potencializar resultados com o auxílio da tecnologia, faço o convite para que você conheça a Rocketmat
Ela atua na área de Recursos Humanos, de modo a realizar a digitalização do RH, tornando grande parte do processo de gestão de pessoas e de talentos mais eficiente, auxiliando até mesmo no processo de recrutamento. Para conferir mais sobre essa ferramenta que utiliza a tecnologia e a inteligência artificial para potencializar o desenvolvimento da empresa, acesse o site, clicando aqui.