EN

EN

Saiba o que é e como implementar a transformação digital

May 23, 2022

May 23, 2022

Saiba o que é e como implementar a transformação digital

A transformação digital envolve uma mudança de mentalidade em que as empresas buscam se modernizar e se adaptar aos novos tempos.

A transformação digital envolve uma mudança de mentalidade em que as empresas buscam se modernizar e se adaptar aos novos tempos.

Você já ouviu falar sobre transformação digital? Se você pesquisar mais sobre o assunto, encontrará muitas fontes que trazem uma definição bem básica sobre transformação digital.Em algumas delas, o conceito significa apenas o processo de usar a tecnologia para melhorar o desempenho de uma empresa. Não que essa lógica esteja errada. Porém, se fosse apenas isso, a única diferença da transformação digital para os processos que as empresas sofreram nas revoluções industriais anteriores seria a conectividade proporcionada pela Internet.Na realidade, é mais que isso. A causa principal é o novo contexto global do mercado e da sociedade, em que está tudo mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Um dos motivos para essa realidade é, evidentemente, a tecnologia que avança mais rápido que nunca.No entanto, é preciso compreender que se trata de um fenômeno mais complexo, ou seja, o que estamos falando, aqui, é de uma não somente estrutural, mas cultural, que é um desafio maior, porque envolve o lado humano também e tem um grande número de variáveis.Neste artigo, vamos falar sobre a transformação digital. O objetivo é avançar no conhecimento sobre esse assunto e entender seus benefícios e os desafios envolvidos no processo de implementação da transformação digital dentro das empresas.

O que é transformação digital?

Transformação digital é uma mudança de mentalidade que as empresas passam com o objetivo de se tornarem mais modernas e acompanharem os avanços tecnológicos que não param de surgir.O que interessa é que todos os processos utilizados na sua produção e comercialização obedeçam à lógica do mundo digital. Uma lógica baseada em mudanças rápidas, respostas instantâneas, flexibilidade e agilidade.Nesse sentido, existem 4 pontos que são considerados importantes na transformação digital:

  • Foco no consumidor: É fundamental que as informações a respeito do consumidor disponíveis no mundo digital orientem todo o trabalho da empresa;

  • Feedbacks constantes: Como, agora, há mais e melhores possibilidades de obter feedback, é preciso aproveitar as falhas para qualificar o produto;

  • Entregas mais ágeis: Todos esses processos – de produzir, lançar o produto, obter feedbacks e corrigir os rumos quando preciso – devem acontecer com a máxima eficiência;

  • Adaptação às mudanças: As entregas precisam ser ágeis, porque os contextos mudam o tempo todo. Por isso, a empresa precisa ter resiliência e, ao mesmo tempo, capacidade de flexibilizar seus processos.

Os pilares da transformação digital 

Conheça, agora, quais são os pilares que guiam a transformação digital.

Cliente

A audiência exerce um papel fundamental no sucesso de um negócio. Por isso, as ações disruptivas da indústria devem ser sempre no sentido de compreender melhor o seu público-alvo, por exemplo, quais são seus anseios e suas vontades.Engajamento, personalização e interatividade devem fazer parte do conjunto de ações de uma organização que pretende estar em constante evolução.

Competição

Junto com a transformação digital, veio uma série de outras mudanças. A maneira como enxergamos a concorrência, por exemplo, foi modificada. Ferramentas, plataformas digitais e novas tecnologias, que possibilitam um contato mais direto com o público, passaram a ganhar muito mais espaço.

Dados

As fontes de dados são ilimitadas. O grande desafio está em converter esses dados em informações relevantes que sirvam para tomadas de decisões mais estratégicas.A partir das tecnologias utilizadas na transformação digital, é possível gerar inovação, gerir seu negócio de forma mais assertiva e ser mais eficiente na busca de respostas para as dores de seus clientes.

Inovação

Quando falamos em transformação digital, logo pensamos em uma proposta de inovação – e não está errado. No entanto, inovar não significa, necessariamente, criar algo totalmente do zero. Às vezes, pequenas melhorias já agregam valor e se mostram soluções capazes de entregar aquilo que o cliente busca.

Valor

Não é porque uma solução agrega valor em um determinado momento, que ela vai entregar os mesmos resultados para sempre.As necessidades estão em constante mudança e, para uma empresa manter esse processo de transformação digital de forma sustentável, é preciso ficar atento aos movimentos do mercado.

Por que a transformação digital é tão importante para uma empresa?

A transformação digital tem como principal objetivo utilizar a tecnologia a serviço das empresas e da sociedade. Através de novas soluções, é possível atenuar e resolver problemas tradicionais com mais praticidade, rapidez e eficácia.A transformação digital é importante dentro do funcionamento das empresas, pois ela pode contribuir para pontos significativos como:

  • Tornar a comunicação mais rápida e assertiva;

  • Integrar setores, tornando as equipes mais sintonizadas e colaborativas;

  • Acessar informações completas de maneira mais plural;

  • Automatizar processos e diminuir a burocratização;

  • Favorecer as tomadas de decisão, através do suporte com dados;

  • Melhorar a interação com os clientes, por meio de canais mais instantâneos;

  • Facilitar a análise de desempenho, graças às ferramentas de gestão modernas.

10 benefícios da transformação digital 

Confira, a seguir, os benefícios da transformação digital:Alguns dos benefícios da transformação digital nas empresas são:

  1. Incentivo à inovação e criatividade;

  2. Agilidade nas entregas;

  3. Rompimento dos silos de comunicação;

  4. Incentivo às equipes multidisciplinares;

  5. Redução de custos;

  6. Ganho de eficiência;

  7. Maior satisfação dos clientes;

  8. Controle da gestão;

  9. Maior vantagem competitiva;

  10. Simplificação de processos.

Os desafios da implementação da transformação digital

O processo de transformação digital é repleto de desafios, que vão desde a inabilidade dos profissionais até a falta de investimento. Comprovando a dificuldade de implementação desse método, segundo um estudo recente do Boston Consulting Group, 70% das empresas não atingem o objetivo de implementar essa transição.Em levantamento conduzido pela SambaTech, três foram as principais dificuldades encontradas na implementação da transformação digital:

  •   23,8% dos entrevistados afirmaram que o principal desafio é técnico e envolve a falta de profissionais capacitados para executar essa mudança;

  •     20% apontaram a ausência de planejamento como o entrave mais sério;

  •     Outros 17,1% disseram que a ausência de investimento impede o sucesso do projeto.

Tais números coincidem com os resultados da pesquisa realizada pela McKinsey Company Brasil, que apontou que apenas 8% das empresas têm talentos capazes de conduzir uma transformação digital.

Como implementar a transformação digital na sua empresa?

Alguns passos podem ser seguidos para que seu negócio não faça parte da estatística negativa das empresas que não conseguem aplicar a transformação digital.Mudar o mindset tradicional, investir em uma gestão mais ágil, treinar e engajar a sua equipe para que a transição aconteça de maneira assertiva, são um começo para implementar essa nova realidade.Além disso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a implementar a transformação digital na sua empresa. Confira.

  •     Vislumbre o futuro, enxergando novas possibilidades;

  •     Invista em ferramentas digitais válidas;

  •     Capacite seus profissionais;

  •     Não tenha medo de mudar;

  •     Mantenha-se atualizado: a transformação digital é um processo contínuo.

Principais tecnologias da transformação digital

Como explicamos, no conceito de transformação digital, as novas tecnologias devem servir a um propósito maior: tornar a empresa mais ágil, enxuta, criativa, flexível e focada no cliente. Nesse contexto, é necessário ter um bom entendimento das novidades tecnológicas para poder chegar aos objetivos desejados.Algumas das tecnologias importantes são:

Essas são somente algumas das opções de tecnologias que podem ser incluídas no funcionamento da sua empresa, visando a implementação da transformação digital em todos os setores.Quando falamos sobre Inteligência Artificial, podemos aplicar essa tecnologia de forma assertiva no processo de recrutamento e seleção de novos candidatos, por exemplo. Sobre Inteligência Artificial na gestão de pessoas, a empresa Rocketmat é especializada na área.Focando na área de recursos humanos, a empresa foca no recrutamento de candidatos através da Inteligência Artificial, com o objetivo de facilitar o processo e melhorar o desenvolvimento da organização. Clique aqui e entenda mais sobre a transformação digital e os serviços oferecidos pela Rocketmat.