EN

EN

Saiba o que é e quais os benefícios do recrutamento estratégico

Jan 11, 2022

Jan 11, 2022

Saiba o que é e quais os benefícios do recrutamento estratégico

Entenda tudo sobre recrutamento estratégico: o que é, como funciona, suas vantagens e dicas de como melhorar o processo seletivo da sua empresa.

Entenda tudo sobre recrutamento estratégico: o que é, como funciona, suas vantagens e dicas de como melhorar o processo seletivo da sua empresa.

Você sabe o que quer dizer o termo recrutamento estratégico? Esse processo é voltado para a seleção e contratação de profissionais, sendo importante para garantir uma equipe motivada e que se encaixa com a empresa. Mesmo sendo estratégico, esse processo pode exigir tempo e organização, caso feito de qualquer jeito, decisões erradas podem ser tomadas e isso pode afetar o dia a dia da organização.O recrutamento estratégico é um processo interno de uma empresa, portanto, o setor de Recursos Humanos sempre deve participar ativamente desse planejamento e organização. Criar estratégias de recrutamento e seleção não é uma tarefa nada fácil e requer competência e disciplina dos profissionais que devem sempre procurar entender e estar atualizados sobre as tendências de RH.

O que é o recrutamento estratégico?

O recrutamento estratégico nada mais é do que uma forma de otimizar o trabalho dos profissionais de RH, para que tenham menos chances de errar nas contratações.É muito importante equilibrar a força de trabalho com a demanda, para que assim os objetivos da empresa sejam alcançados.Implementar esse processo em uma organização é fundamental para a formação de uma equipe alinhada à cultura da empresa. Assim, as etapas de onboarding (apresentação) se tornarão mais rápidas e bem realizadas, com alta performance dos novos contratados.

Quais os benefícios do recrutamento estratégico?

1. Diminui o turnover

Cada demissão (voluntária ou involuntária) afeta o balanço financeiro da empresa. Isso inclui fatores como pagamento dos direitos trabalhistas, investimentos em um novo processo seletivo, custos com a adaptação do novo funcionário etc. A produtividade também é afetada, já que o novo contratado passa um tempo se adaptando à empresa. Além disso, a equipe se sobrecarrega porque tem que assumir mais funções até que a vaga seja preenchida novamente.Portanto, com um processo com estratégias de seleção e recrutamento as chances de contratação do talento ideal para a vaga são maiores, o que diminui as chances de uma demissão em pouco tempo, evitando os problemas citados.

2. Melhora o desempenho dos funcionários

O recrutamento e seleção estratégico também vai melhorar o desempenho dos funcionários. Isso porque uma contratação que envolva não só conhecimentos técnicos, mas também habilidades de relacionamento pessoal, atinge positivamente todo o time e leva a empresa aos bons resultados. É sempre importante que o novo funcionário se relacione bem com os colegas de trabalho e se encaixe com a cultura da empresa, para que o engajamento aumente. 

3. Aumenta a produtividade

Boas estratégias de seleção e recrutamento são essenciais para o aumento da produtividade. A escolha de um talento que saiba desenvolver suas funções dando o seu melhor, que consiga trazer ideias inovadoras e que esteja comprometido com o serviço, traz para a empresa uma melhora nos índices de produção.

4. Diminui o absenteísmo

O absenteísmo acontece quando não há estratégias para recrutar e selecionar funcionários. Desse modo, o funcionário não se encaixa na organização, não se identifica com suas tarefas e tem dificuldades de resolvê-las. O recrutamento estratégico vai evitar esse prejuízo, já que ajuda a enxergar melhor as decisões específicas que devem ser tomadas e mantém a motivação dos funcionários.

5. Melhora a sucessão de liderança

Um recrutamento e seleção bem-feito vai ajudar no problema de sucessão de liderança, já que, em muitas organizações que não tem estratégias de recrutamento, muitos funcionários ficam por pouco tempo preenchendo a vaga e não há longos períodos de permanência, o que dificulta achar um sucessor, já que a pessoa não vai ter os conhecimentos importantes para essa função.Com um bom recrutamento e seleção, achar o profissional ideal será mais fácil, assim, ele permanecerá na instituição por um longo período de tempo, aumentando suas chances de ser um sucessor.

Como aplicar o recrutamento estratégico?

Para uma organização implementar o recrutamento estratégico, existem três aspectos que devem ser considerados:

Base sólida de comunicação institucional

A comunicação é tudo em um relacionamento saudável de uma empresa, entre equipes e gestores. A comunicação deve ser usada de maneira positiva, focada nas práticas direcionadas pelo planejamento estratégico, assim, será muito mais fácil para o time entender as orientações e desempenhar as funções devidamente.

Processos de recrutamento e seleção

Como já vimos por aqui, é muito importante ter processos bem-feitos para a contratação de novos funcionários. Para atender às demandas, é necessário mapear, desenhar e concluir cada etapa, cada detalhe, desde a especificação de perfis para uma vaga até as metodologias usadas em onboarding.

Tecnologias utilizadas ao seu favor

É muito importante estar atualizado de todas as tecnologias que podem facilitar seu trabalho quando falamos em recrutamento e seleção. Com o mundo virtual, muitas empresas adaptaram seus processos e passaram a considerar muitas fases digitais para o recrutamento estratégico. Além disso, a adoção de tecnologias avançadas como a inteligência artificial permitem escalar o processo sem perda de qualidade.A seguir, você vai conferir dicas de como adotar esse processo de recrutamento estratégico para o seu negócio, assim, o recrutamento e seleção será eficaz e mais rápido.

3 dicas para melhorar o processo seletivo da sua empresa

1. Use plataformas de recrutamento

O uso de uma plataforma de recrutamento vai tornar o processo de recrutamento e seleção muito mais dinâmico, prático e rápido. É possível colocar filtros e coletar dados que vai aproximar a escolha do candidato ideal.

2. Tenha um software de gerenciamento de pessoas

Claro que, mesmo em busca de talentos novos, não se pode deixar de lado ou desvalorizar seu time interno. Os colaboradores internos também devem estar sempre motivados. Um sistema de gerenciamento vai permitir uma avaliação das pessoas e como elas se sentem em relação à organização.

3. Acompanhe KPIs de recrutamento

Dados financeiros e indicadores de RH podem ser utilizados para fazer a média dos resultados e analisar o que pode melhorar.