EN

EN

Saiba o que é employee experience e sua importância para o RH das empresas

Aug 3, 2022

Aug 3, 2022

Saiba o que é employee experience e sua importância para o RH das empresas

A employee experience é uma estratégia que melhora a satisfação dos funcionários em relação a empresa que eles trabalham para aumentar a produtividade.

A employee experience é uma estratégia que melhora a satisfação dos funcionários em relação a empresa que eles trabalham para aumentar a produtividade.


Para manter uma empresa funcionando com sucesso é preciso que seus gestores, principalmente os de RH, estejam atentos a uma série de estratégias que promovem o bom desenvolvimento dos serviços e da produtividade desse negócio. Um dos focos importante é a chamada employee experience, ou experiência do colaborador.



Mesmo tão crucial, e até usual no dia a dia empresarial, o termo employee experience e as estratégias ligadas a ele acabam ficando de lado e muita gente não sabe seu significado. Dessa forma, é muito importante que os gestores de RH aprendam o que esse método é e como aplicá-lo dentro do negócio na prática. 



O que é employee experience?



Esse termo pode ser traduzido como "experiência do colaborador", dessa forma, o que é employee experience pode ser explicado como a forma com que os colaboradores de uma empresa enxergam e sentem o lugar em que eles trabalham.



Essa é uma espécie de métrica que mede o nível de satisfação desses funcionários em um nível que vai desde o momento de contratação até o momento de desligamento. Nesse sentido, é possível perceber o desenvolvimento da prática de experiência do colaborador em três ambientes: o físico, o tecnológico e o cultural.



No ambiente físico, a preocupação está voltada para o lugar em que o trabalho acontece, o que será avaliado, então, é a estrutura. Sobre o ambiente tecnológico, preocupa-se com a inovação de novos aparelhos e softwares que aquela empresa utiliza. Já no ambiente cultural a preocupação se volta às relações e aos serviços prestados naquele negócio. 



Qual a importância do employee experience?



O funcionamento pleno de uma empresa depende do trabalho executado pelos funcionários. Assim, é lógico que a produtividade e a qualidade do trabalho feito por pessoas engajadas, felizes e satisfeitas serão muito maiores do que de alguém que detesta o lugar que trabalha, ou que está sob constante pressão e stress.



Dessa forma, a maneira mais eficaz de garantir que os colaboradores estejam felizes dentro de uma empresa é aplicando estratégias que melhorem a employee experience desse negócio. 



Principais vantagens



Justamente por ser muito importante, a employee experience possui uma série de vantagens que são bem visíveis e podem ser metrificadas quando acontecem dentro de uma empresa.



Uma empresa mais envolvida



Colaboradores que não vão diariamente para o trabalho esperando apenas o dia do pagamento e que gostam do que fazem acabam estando mais envolvidos com os trabalhos e projetos da empresa e, consequentemente, fazem um trabalho melhor. A melhoria da qualidade do serviço faz com que os próprios clientes fiquem mais animados e engajados. 



Recrutamento de bons funcionários



Empresas que possuem funcionários satisfeitos e engajados acabam criando uma boa popularidade e reputação no mercado. Assim, é muito provável que os novos talentos escolham uma empresa que se preocupa com a experiência do funcionário do que uma que não liga para isso. 



Melhor qualidade de vida



Toda essa preocupação com a satisfação do colaborador fará com que ele tenha menos danos na saúde mental por causa do trabalho, o que aumenta a qualidade de vida. Muito da experiência do empregado está na oferta de benefícios, como plano de saúde, pela empresa, o que também aumenta a qualidade de vida. 



Maior produtividade



É comprovado que colaboradores mais felizes acabam produzindo mais, até pelo fato de estarem mais envolvidos com projetos da empresa. Garantir um bom espaço de trabalho e tecnologias novas faz com que o serviço desses funcionários seja mais fácil, fazendo com que eles não fiquem sobrecarregados e com serviços acumulados, o que aumenta ainda mais a produtividade. 



Como implantar essa estratégia



Agora que já ficou bem claro como a employee experience é importante para uma empresa e como ela é cheia de vantagens, fica na mente o questionamento de como implementar essa estratégia. Felizmente, esses métodos são fáceis e baratos, bastando seguir um passo a passo para conseguir melhorar bastante essa questão dentro de um negócio.



Converse e entenda os colaboradores



Não tem como saber o que incomoda e que agrada os colaboradores sem perguntar para eles. Para que a experiência seja boa, esses funcionários devem ser ouvidos e a comunicação da empresa precisa estar em dia. Os pedidos devem ser analisados e, se possível, atendidos. Dessa maneira, os funcionários ficarão satisfeitos por serem mais ouvidos e respeitados. 



Alinhe interesses



Muitas vezes os pedidos dos colaboradores acabam não batendo com os planos, metas e estratégias estipuladas por sua empresa. Para esse caso, é preciso que as informações e desejos coletados sejam analisados para definir quais as adaptações necessárias para que o plano funcione e os funcionários fiquem satisfeitos. 



Promova a diversidade



Muitas empresas atuais falam muito sobre diversidade e não aplicam na prática. Isso é muito prejudicial, uma vez que uma empresa com diversidade pois a pluralidade de pessoas diminui conflitos e entrega profissionais engajados, interessados e animados para fazer parte da empresa. 



Crie um bom ambiente de trabalho



É muito importante que a empresa ofereça um bom ambiente de trabalho, tanto no quesito instalações e tecnologias quanto no bom relacionamento entre funcionários.



Tenha em seu RH um boa tecnologia de recrutamento



Na prática, muito da satisfação dos colaboradores de uma empresa vem do perfil desse funcionário. Assim, mesmo colocando em dia muitas dessas técnicas, o negócio não conseguirá agradar algumas pessoas de sua equipe pois a personalidade delas não batem com as políticas da empresa. Essa é uma característica que deve ser analisada logo no momento de recrutamento. Por isso, é necessário investir em uma boa tecnologia que ajude o RH na identificação de perfis que não batem com a empresa e que, por isso, prejudicam o employee experience. A Rocketmat possui uma inteligência artificial extremamente eficiente e eficaz para esse tipo de situação, clique e conheça já!