EN

EN

Saiba os benefícios da inteligência artificial no recrutamento

May 19, 2022

May 19, 2022

Saiba os benefícios da inteligência artificial no recrutamento

O uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção de candidatos facilita o processo e garante mais assertividade na tomada de decisão.

O uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção de candidatos facilita o processo e garante mais assertividade na tomada de decisão.

A inteligência artificial no recrutamento e seleção está sendo de grande utilidade, tornando mais fácil a situação dos trabalhadores que procuram uma vaga e dos recrutadores que buscam o profissional ideal para cada vaga. Mas, esse processo nem sempre foi assim.Há algum tempo, publicar uma vaga era sinônimo de pilhas de currículos impressos e filas de pessoas em busca de emprego na porta da empresa. Esse processo bastante burocrático e nada otimizado causava complicações para ambos os lados: os candidatos e os recrutadores.Nesses casos, tínhamos um RH totalmente operacional, que demorava semanas ou meses para conseguir avaliar os currículos e fechar uma vaga. E candidatos que, muitas vezes, não tinham nem chance de ter seus currículos analisados.Além disso, um processo 100% manual tende a sofrer influência de fatores inconscientes e ter uma taxa de assertividade menor, tornando mais difícil a procura pelo profissional ideal. Porém, o mercado, cada vez mais competitivo, impulsionou os times de RH a se reinventarem para tornar o processo de recrutamento e seleção mais veloz e assertivo. Por isso, tecnologias, como a inteligência artificial, estão sendo aplicadas, facilitando esse processo.A concepção de algo artificial que simula a inteligência humana, ou algo próximo a isso, tem sido motivo de discussão há muito tempo na história da humanidade. Já a conceituação moderna disso remonta a meados da década de 1920.Neste artigo, vamos abordar tudo sobre essa tecnologia e entender como a inteligência artificial ajuda no recrutamento e na seleção. Explicaremos, então, os benefícios da inteligência artificial e como implantá-la em sua empresa.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial, também chamada de IA,  é um ramo da ciência da computação que busca similar a inteligência humana em uma máquina. Uma solução de inteligência artificial envolve um agrupamento de várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre outros.Os sistemas de inteligência artificial usam técnicas como machine learning e deep learning, para demonstrar comportamentos inteligentes. O raciocínio, a percepção de ambiente e a habilidade de análise para a tomada de decisão são alguns dos exemplos de ações que configuram esse comportamento inteligente.Os programas de inteligência artificial também podem aprender por si mesmos. Isso ocorre graças aos sistemas de aprendizado que analisam grandes volumes de dados, possibilitando a inteligência artificial ampliar seus conhecimentos.A inteligência artificial pode ser aplicada em diferentes setores dentro de uma organização:

  • Recursos Humanos (RH);

  • Financeiro;

  • Marketing;

  • Operações ou produção.

Qual a relação da inteligência artificial com o recrutamento?

A inteligência artificial, uma das principais tecnologias utilizadas no recrutamento e na seleção, chegou trazendo padronização nos processos seletivos e mais objetividade na avaliação de habilidades e capacidades dos candidatos.Nesse sentido, um único software calcula e disponibiliza métricas, dados e outros indicadores importantes. Os programas, além de divulgar vagas por meio da Internet, criam um banco de cadastros com os novos currículos enviados, facilitando a busca por candidatos a cada novo cargo disponibilizado.Há, também, a possibilidade do contratante imputar informações mais detalhadas na plataforma, criando um programa de recrutamento para cada perfil desejado. Assim, gera-se um modelo de contratação estruturado, com mais precisão no processo.A qualidade também cresce com esse programa, pois, ao ranquear os candidatos de forma mais criteriosa, o trabalho operacional é reduzido e o engajamento dos candidatos aumenta. Além disso, é possível ter processos mais justos, a medida que a inteligência artificial pode ser utilizada para mitigar vieses discriminatórios durante o processo seletivo.De acordo com uma matéria da Forbes, existem ainda outros desdobramentos interessantes da inteligência artificial no papel dos recrutadores futuramente, comprovando que a implantação dessa tecnologia no processo de recrutamento e seleção, gera resultados positivos. Veja, a seguir, quais são esses desdobramentos.

  • O agendamento de entrevistas será um processo automatizado e o processamento de linguagem natural permitirá uma experiência de candidato mais responsiva;

  • Mais empresas usarão a AI para escanear currículos, agendar entrevistas e enviar e-mails, melhorando ainda mais a experiência do candidato ao tornar as interações iniciais mais personalizadas, estabelecendo, assim, uma base para entrevistas genuínas e relevantes;

  • A Inteligência vai ser cada vez mais capaz de nos contar sobre nossos futuros funcionários - onde eles têm mais energia, como eles prosperam e seus desafios, criando uma definição de perfil mais completa e complexa;

  • O advento do software de reconhecimento facial será capaz de registrar e determinar a emoção das expressões faciais, gerando insights para as entrevistas de triagem;

  • O papel do recrutador será mais interdisciplinar, alinhado com a estratégia de negócios e construção de relacionamento consultivo com gestores do negócio.

10 benefícios da inteligência artificial no recrutamento

Agora que você já sabe o que é a inteligência artificial, vamos te apresentar os principais benefícios do uso dessa tecnologia no processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Separamos, a seguir, uma lista com 10 vantagens. Confira:1) RH mais estratégico;2) Redução no tempo de contratação;3) Aumento da assertividade;4) Diminuição do viés inconsciente;5) Redução do turnover;6) Redução de custos;7) Diminuição de erros;8) Aumento de engajamento do candidato com a vaga;9) Mudança do mindset do recrutador;10) Aumento da automação.

Saiba como implantar uma inteligência artificial no recrutamento da sua empresa

Para definir como será o emprego da inteligência artificial na sua empresa, é necessário prestar atenção em alguns pontos. Veja quais são as etapas que precisam ser levadas em conta.

Estabelecer objetivos e realizar um bom planejamento

A implantação de uma inteligência artificial precisa ser planejada, definindo os objetivos de sua atuação. Por isso, é preciso realizar questionamentos como:

  •     Ela será implementada para corrigir falhas e ampliar o desempenho fabril?

  •     Deverá ser empregada para o desenvolvimento de novos produtos/serviços?

  •     O foco será o aumento da produtividade, da eficiência e da performance?

  •     Sua utilização se dará na interação com o cliente, a fim de aperfeiçoar esse setor?

  •     Será usada para aprimorar a gestão geral do negócio?

Coletar um grande volume de dados

Essa etapa é importante para o processo de integração da plataforma de inteligência artificial com os fluxos de trabalho e softwares do seu negócio e aumentar a precisão das informações geradas por ela.

Preparar a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da empresa

Para lidar com a inteligência artificial, é fundamental contar com colaboradores especializados na área, ou seja, que tenham grande conhecimento sobre soluções cognitivas. É importante que eles entendam o funcionamento dessa tecnologia não só para seu próprio trabalho, mas também para traduzir os conceitos da inteligência artificial para profissionais de outras áreas.

Adotar uma solução de IA eficiente

É essencial buscar uma solução de IA renomada e eficiente, capaz de automatizar de maneira adequada os fluxos de trabalho da organização. Seu fornecedor precisa ser confiável e renomado no mercado, estando apto a contribuir na implementação dela.A Rocketmat é uma empresa de tecnologia da informação e serviços focada na área de recursos humanos e no recrutamento de candidatos através da inteligência artificial. A empresa reconhece todos os benefícios dessa tecnologia e trabalha ajudando grandes e pequenas empresas que desejam contratar de forma rápida e eficiente.Implementar inteligência artificial com a Rocketmat é fácil e seguro. A empresa acredita na inteligência artificial no recrutamento e seleção não para substituir profissionais, mas para ajudá-los e facilitar o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços da  Rocketmat.