EN

EN

Trabalho híbrido: veja como garantir a diversidade e inclusão

Jun 1, 2022

Jun 1, 2022

Trabalho híbrido: veja como garantir a diversidade e inclusão

O ambiente de trabalho híbrido apresenta novos desafios para a diversidade e a inclusão. Saiba como torná-lo mais inclusivo, igualitário e diverso.

O ambiente de trabalho híbrido apresenta novos desafios para a diversidade e a inclusão. Saiba como torná-lo mais inclusivo, igualitário e diverso.

A pandemia de Covid-19 causou mudanças significativas no ambiente de trabalho. Muitas empresas adotaram o home office ou mesmo o trabalho híbrido como medidas para manter as atividades durante a vigência das restrições sanitárias. Essas novas modalidades de trabalho representam novos desafios, em especial quando tratamos de diversidade e inclusão.A discussão sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) é muito importante para assegurar o bem-estar dos colaboradores e consequentemente aumentar a sua produtividade. Neste aspecto, o trabalho híbrido pode tanto gerar novas possibilidades de inclusão quanto refletir desequilíbrios que já perduram há décadas nos escritórios.Portanto, líderes e supervisores devem analisar as estruturas de poder no ambiente de trabalho de suas empresas. O foco deve estar em garantir que todos sintam-se incluídos. Para que isso ocorra é necessário colocar a discussão sobre DEI no planejamento do trabalho híbrido.

O que é trabalho híbrido?

É quase impossível não ter escutado o termo trabalho híbrido nos últimos meses. Ele esteve presente nos noticiários e nas redes sociais. As escolas discutiram como trabalhar o ensino híbrido, as empresas como implementar o trabalho híbrido. Mas você sabe o que significa trabalhar de forma híbrida? É a mesma coisa que home office?No período de alta dos casos, a solução encontrada por muitas empresas para seguir os protocolos de segurança sanitária e assegurar o bem-estar dos colaboradores foi adotar o home office. Nesta modalidade de trabalho, as atividades do funcionário são desempenhadas remotamente de sua casa através de plataformas digitais.Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas (Ipea), somente no período de maio a novembro de 2020, cerca de 8 milhões de profissionais brasileiros desempenharam suas funções de maneira remota. Esse número representa 11% do total de 74 milhões de trabalhadores do país.Atualmente com a ampla vacinação e a redução nos casos graves, muitas empresas têm optado pelo trabalho híbrido. Nesta modalidade de trabalho, o funcionário divide sua jornada em momentos presenciais e remotos. Cada empresa se organiza de uma forma diferente, porém o foco está na flexibilidade e alternância.Ao trabalhar de forma híbrida, o profissional pode aproveitar os benefícios de ambas modalidades de trabalho. Consegue evitar o estresse diário de se locomover até o trabalho, consegue mais tempo no conforto de casa e não perde a sociabilidade necessária ao bom desempenho no ambiente de trabalho.

É possível ter diversidade e inclusão no trabalho híbrido?

A discussão sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) no ambiente laboral não é exclusiva do trabalho híbrido. Ela já existe há algum tempo e deve ser colocada em destaque nas empresas. O trabalho híbrido permite muitas possibilidades de inclusão, mas se não planejado pode apenas refletir desequilíbrios pré-existentes.Tendo em vista isso, os líderes devem estar atentos para assegurar um ambiente saudável e plural para os colaboradores. Para isso é importante garantir que todos se sintam ouvidos e incluídos. Falando em específico do trabalho híbrido podemos pensar em dois desafios ao promover a DEI em sua empresa:

Proximity bias

Você já escutou esse termo? Não se preocupe, vamos explicar. Ele vem do inglês e em tradução livre para o português significa “viés de proximidade”. Essa é a tendência que temos em sermos mais favoráveis com pessoas que vemos rotineiramente, ou seja, que estão mais próximas da gente.Tendo em vista a flexibilidade do trabalho híbrido, o viés de proximidade é um grande desafio para a DEI das empresas. Afinal, muitos colaboradores podem escolher passar mais tempo em home office e dessa forma ficar fora dos “olhos” do supervisor ou líder, pois frequentam o escritório menos vezes que outros colegas.Os colaboradores que “mostram mais a cara” no escritório acabam ultrapassando os demais em chances de serem ouvidos, terem ideias aceitas, ganharem aumentos, abonos, gratificações ou mesmo serem promovidos. Possíveis soluções para este desafio são:

  • instituição de uma rotatividade entre os dias home office e presencial;

  • obrigatoriedade mínima de dias no escritório;

  • reuniões rotineiras individuais entre colaboradores e supervisores.

A estrutura de poder da empresa

Esse é um aspecto que antecede a adesão do trabalho híbrido, mas que fica muito mais evidente com ele. Quem é ouvido na sua empresa? A sua empresa está aberta a ouvir todos colaboradores? São perguntas que devem guiar a compreensão da estrutura de poder vigente na empresa e se ela colabora ou não com a DEI.Essa análise da estrutura de poder deve ser feita com base em dados. Pense no caso de uma empresa cujo o percentual de profissionais mulheres é de 60%, no entanto o percentual de mensagens delas nos canais de comunicação interna da empresa é de apenas 20%. Percebe que existe um evidente desequilíbrio?E para promover a DEI na empresa é preciso reconhecer esses desequilíbrios. Que ações da empresa privilegiam as vozes de certos colaboradores em detrimento de outros? Que ações podem tomar para alterar esse quadro? São perguntas básicas a se fazer. Assim é possível buscar a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

3 dicas para impulsionar a diversidade e inclusão no trabalho híbrido

Para te ajudar na promoção da DEI na transição para o trabalho híbrido na sua empresa, fizemos uma lista com algumas dicas que podem ser bastante úteis. Elas mostram pontos que podem ser observados para garantir a existência de uma ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Coloque a DEI na base do planejamento de ações

Esse é um ponto crucial. Se deseja promover a DEI em sua empresa, precisa fazer isso desde o início, desde o planejamento das ações. Ainda durante as discussões sobre a implementação do trabalho híbrido na empresa, deve-se buscar escutar e compreender as demandas dos colaboradores.A escuta ativa permite identificar pontos de tensão e possibilidades de resolução, além de ajudar em uma tomada de decisão mais consciente e conectada com os colaboradores. Uma dica para ajudar nisso é a utilização de formulários ou questionários para que os profissionais expressem suas opiniões em temas relevantes na empresa.

Preze pela comunicação fluida

Talvez esse seja o maior desafio em um ambiente de trabalho que alterna entre o remoto e o presencial. Na jornada tradicional, o contato direto entre os colaboradores propicia uma comunicação mais fluida. Já por meio das plataformas digitais podem existir desafios no fluxo de comunicação da empresa.Portanto é importante promover canais de comunicação entre os colaboradores. Eles devem se sentir confiantes ao expor ideias e conversar com colegas, além de terem acesso permitido aos superiores. Esse tipo de preocupação demonstra o interesse dos líderes em escutá-los e contribui com a DEI.

Compreenda os seus colaboradores

Por último, outro ponto bastante importante: compreender seus colaboradores. Eles não são todos iguais e compreendê-los em suas características particulares ajuda a assegurar um ambiente de trabalho inclusivo. Em especial quando falamos de trabalho híbrido e seus desafios específicos.Muitos colaboradores aproveitam (ou precisam) da flexibilidade do trabalho híbrido para passar mais tempo em casa por questões familiares ou pessoais. Podemos pensar no exemplo de um profissional que tem filhos pequenos e que concilia o cuidado com as crianças e as atividades laborais.Essa é uma situação bem específica, porém evidencia a necessidade de compreender as especificidades de cada colaborador. Ao saberem disso, os líderes e superiores podem tratar com o profissional de uma maneira muito mais empática e aberta.

Conheça a Rocketmat

Quer recrutar os melhores profissionais para sua empresa prezando pela diversidade? A Rocketmat pode ajudar! Somos uma empresa de Inteligência Artificial focada em processos de RH. Ajudamos as organizações a tomar as melhores decisões no recrutamento e seleção, mitigando vieses discriminatórios durante o processo. Entre em contato conosco e saiba mais!