EN

EN

Trabalho Remoto: tudo que você precisa saber

Oct 4, 2021

Oct 4, 2021

Trabalho Remoto: tudo que você precisa saber

Com a pandemia, o trabalho remoto foi um dos principais assuntos dentro das empresas, mas quais são os tipos de teletrabalho hoje? Descubra agora.

Com a pandemia, o trabalho remoto foi um dos principais assuntos dentro das empresas, mas quais são os tipos de teletrabalho hoje? Descubra agora.

Por muito tempo, o trabalho remoto foi considerado uma oportunidade inalcançável para muitas empresas, enquanto parte das organizações o utilizavam como estratégia de Endomarketing no modelo híbrido. Na contramão disso, veio a pandemia do novo coronavírus que despertou a necessidade e urgência das empresas se adaptarem ao modelo de trabalho que vêm se tornando cada vez mais comum.O trabalho remoto ou home office é uma extensão de modalidade de trabalho em que as empresas se adaptam às metodologias e estratégias fora do ambiente corporativo. No contexto geral, o trabalho remoto tem a possibilidade de executar as atividades em casa, em viagem, hotel ou espaços coworking – salas comerciais privadas – desde que os equipamentos sejam disponibilizados ao colaborador e permitem a efetividade do serviço em um ambiente diferente daquele que sedia a empresa ou o negócio.Apesar de muito presente na realidade e dinâmica das organizações, o trabalho remoto não é tão recente quanto parece: o primeiro trabalho considerado “remoto” foi executado em meados de 1857, nos Estados Unidos, através das atividades por telégrafo um sistema de transmissão e recepção de mensagens, que utiliza eletricidade para enviar mensagens codificadas através de fios.Numa realidade tão próxima, os avanços tecnológicos contribuíram para que se tornasse uma alternativa de trabalho que garantisse produtividade, eficiência e maior qualidade de vida. Algumas empresas já utilizavam o trabalho remoto em equipes específicas. Inicialmente conhecido como home based, as organizações estabeleciam contratos de trabalho com o colaborador para que as suas atividades fossem executadas em casa com jornadas de trabalho, tanto determinadas pelo time, quanto flexíveis, desde que cumprissem alguns pré-requisitos da companhia.No início ano de 2020 com o forte avanço da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, a grande parte das organizações repensaram a estrutura de trabalho por diversos fatores: custos, espaço, qualidade de vida e segurança do colaborador, além da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que se refere ao isolamento social como principal ferramenta de combate à doença na época, trazendo em pauta a discussão sobre o futuro do trabalho: “será que o deslocamento até o escritório é de fato, importante?”.Algumas empresas adotam esse esquema por redução do aluguel e manutenção do escritório, qualidade de vida do colaborador. Em contrapartida, outras empresas entendem que é necessária a conexão presencial dos times para maior engajamento, efetividade e maior possibilidade de suporte durante o trabalho no ambiente coletivo. O surgimento de ferramentas e softwares também contribuiu para que a jornada se tornasse mais fluida e a comunicação constante, visto que o trabalho remoto traz mais autonomia e ainda que os times estejam online, a maneira mais próxima de comunicação é via videoconferências ou reuniões híbridas no escritório.

O que é necessário para o trabalho remoto?

O trabalho remoto, apesar de acessível, exige pré-requisitos para que o colaborador permaneça online durante a sua jornada de trabalho. Entenda que na atividade remota, é fundamental o uso de dispositivos eletrônicos como desktops, notebooks, smartphones e estar conectado à internet. Importante ressaltar que é uma via de mão dupla, ou seja, tanto o colaborador deve estar online quanto a empresa oferecer ferramentas que possibilite o sucesso das atividades. Além das seguintes necessidades:

  • Incentivo da gestão de tempo;

  • Comunicação efetiva entre os times e proposta de trabalho que a empresa tem como objetivo para o futuro;

  • Reuniões, briefings, sprints no início do dia para planejamento e delegação das atividades;

  • Respeito às diferenças, culturas e inclusão. Veja a diversidade como potência;

  • Ferramentas e softwares efetivos que facilite a atividade remota;

  • Equipe de suporte disponível para atender as demandas de acesso ou mitigar possíveis erros;

  • Conexão de internet que seja compatível com os sistemas da organização, evitando os famosos “bugs”;

  • Necessário uso de dispositivos eletrônicos (notebooks, desktops, smartphone corporativo (quando se aplica). Normalmente esses materiais são disponibilizados pela empresa.

Além do trabalho remoto, existem outros aspectos que diferenciam o trabalho remoto de outras modalidades de trabalho, confira.

Quais são os tipos de trabalho remoto?

Ainda que o significado do termo “trabalho remoto” seja auto explicativo, existem modalidades que se diferem e que estão descritas em contrato no ato do recrutamento do profissional. É importante que todos os termos e condições estejam claros ao colaborador, fazendo com que seja compreendido o impacto da modalidade de trabalho às determinadas responsabilidades. As modalidades de trabalho remoto são:

  • Trabalho Remoto ou Home Office:

 Trabalho realizado remotamente de forma eventual e não depende diretamente do uso de tecnologias ou comunicação com a empresa. Geralmente, pode ser uma alternativa para casos emergenciais. Isso explica a sua utilização extensa na pandemia, em razão da necessidade de distanciamento social.

  • Teletrabalho:

 Realização da jornada de trabalho fora do ambiente da empresa, através das tecnologias de informação e comunicação para se manter vinculado ao empregador. Seja internet, celular, entre outros. Além disso, outro ponto importante é que o teletrabalho não pode ser classificado como trabalho externo. Ou seja, não precisa ser realizado dentro de casa, mas em qualquer lugar escolhido pelo próprio empregado.

  • Trabalho híbrido:

Similar ao home office, o trabalho híbrido é um modelo de trabalho que reúne atividades dos colaboradores realizadas presencialmente na empresa e, também, à distância. Podendo o colaborador se deslocar durante a semana até a estação de trabalho, a pedido da empresa ou definido através de escala.

O que se precisa saber para trabalhar em home office?

Entendendo a ideia de home office, é necessário gestão e planejamento das equipes, intermediado pelo líder para garantir engajamento, produtividade e motivação de acordo com o perfil de cada colaborador. Adote estratégias que visam facilitar o entrosamento e atividades individuais (exercendo suas atividades de rotina de trabalho) e coletivas (atividades colaborativas entre os times).Por isso, se faz necessário a troca de feedbacks e troca de informações entre os times com recorrência, para manter o alinhamento dos processos. Assim como a empresa tende a se adaptar à realidade, o colaborador necessita adaptar o seu dia dentro das demandas corporativas. Algumas das iniciativas estão associadas ao planejamento e comportamento diário das atividades, alguns dos métodos que podem favorecer a dinâmica do trabalho remoto:

  • Estabeleça uma rotina:

Separe algumas horas do seu final de semana para organizar as atividades da semana seguinte. Desde o horário de acordar, café da manhã, início e fim da jornada de trabalho, reuniões, estudos, atividades pessoais e tempo em família. Assim, a jornada fica mais fácil de ser completada e acostuma o cérebro a estabelecer sua (nova) rotina.

  • Determine um local de trabalho e organize-o:

Um ambiente de trabalho requer organização, foco e criatividade. Escolha um local pouco barulhento, iluminado, arejado e se possível com luz solar. A decoração e limpeza visual também contribui para um local mais tranquilo e com forte potencial de concentração. Utilize a psicologia das cores para tornar a área de trabalho mais alegre, criativa e ao mesmo tempo, credibilidade.

  • Vista-se para trabalhar:

Apesar do trabalho em casa parecer mais confortável, o pijama transmite a mensagem de relaxamento. Se vestir para o trabalho, faz com que o corpo e a mente entenda que você está trabalhando e aumenta a produtividade, concentração e senso de organização. A roupa, mesmo que um elemento simples, contribui para uma rotina completa e organizada.

  • Tire pausas:

Por último, mas não menos importante. Tirar pausas é essencial para manter as atividades de trabalho mais fluidas. Tomar uma água, trabalhar a respiração contribuem para que o pensamento, a atenção e outras atividades cerebrais sejam mais intensas ao retomar o trabalho e principalmente, evitar possíveis lesões e problemas de saúde.

Quais as dificuldades no trabalho remoto?

Algumas empresas enxergaram como um grande desafio implementar a jornada de trabalho remoto em seus times, independente da modalidade. Entretanto, apesar dos benefícios, os riscos devem ser considerados porque existe a possibilidade de acontecer os imprevistos. Temas relacionados à saúde mental, estresse, ansiedade e aumentos de casos de burnout durante esse período que de certa forma, impactaram a produtividade e inovação entre empresa x colaborador.Além dos itens listados acima que estão diretamente ligados aos comportamento, algumas falhas técnicas ou sistêmicas podem ocorrer e a empresa deve estar atenta a essas necessidades. As principais dificuldades do trabalho remoto são:

  • Tecnologia e infraestrutura remota;

  •  Possível baixa comunicação entre os times;

  • Sobrecarga de trabalho;

  • Possíveis interrupções durante o horário de trabalho;

  • Ruídos e distrações externas;

  • Priorização de tarefas;

Surgimento de enfermidades relacionadas à saúde física e mental.Conforme os avanços tecnológicos vão acontecendo e a flexibilidade é uma realidade dentro do ambiente de trabalho, as empresas se adequam conforme à sua necessidade para promover maior efetividade nos processos e atividades.  Investir cada vez mais em perfis autônomos e que valorizam as competências comportamentais, favorecem os resultados e objetivos alinhados à real proposta de valor da organização.A Rocketmat possui soluções que contribuem cada vez mais ao seu ambiente de trabalho, seja ele trabalho remoto, híbrido ou presencial. Nossas ferramentas de Inteligência Artificial otimizam processos de gestão de pessoas de acordo com o propósito e sustentabilidade do seu negócio!