EN

EN

Transformação digital do RH: o que é e como implementar

Nov 9, 2022

Nov 9, 2022

Transformação digital do RH: o que é e como implementar

A transformação digital no RH é o processo de integração e otimização das tarefas do setor de RH através da adoção de métodos mais tecnológicos para realizar tarefas.

A transformação digital no RH é o processo de integração e otimização das tarefas do setor de RH através da adoção de métodos mais tecnológicos para realizar tarefas.


A tecnologia está se tornando cada vez mais o fator principal para que as empresas consigam otimizar seus resultados e se desenvolver cada vez mais para se tornarem competitivas no mercado. As empresas estão buscando otimizar seus processos e oferecer melhores condições para o trabalho dos colaboradores por meio da implantação de novas tecnologias havendo assim uma transformação digital. Essa é a essência da transformação digital do RH, um ponto de partida para uma grande evolução na atividade da empresa. Nesse artigo, vamos mostrar o que é essa transformação, como ela funciona e até como aplicá-la, tudo para que você possa entender a importância dessas transformações.



O que é a transformação digital do RH?



A transformação digital no RH pode ser definida como um processo de integração e otimização das tarefas do setor de RH através da adoção de métodos mais tecnológicos para realizar algumas tarefas. No RH das empresas as tarefas passam a ser realizadas com o uso de novas tecnologias. Isso resulta em um RH mais ágil e preciso, com menor taxa de erro e melhora na qualidade das entregas. O objetivo dessa transformação no RH é aprimorar e agilizar os processos muitas vezes repetitivos e burocráticos que acabam sendo um desperdício de tempo e energia dos colaboradores. A digitalização dessas tarefas impulsiona o desempenho dos colaboradores, que podem passar a empenhar tempo e energia nas tarefas realmente necessárias. Ao reduzir a quantidade de processos burocráticos dentro do setor de RH, os profissionais do setor ganham maior agilidade para trabalhar. 



Porém, essa transformação digital dentro das empresas não é apenas uma mudança na forma como alguns processos são feitos. É uma mudança profunda na estrutura das empresas, é uma evolução e aprimoramento de todo o sistema de produção e cultura de uma organização. Essas novas tecnologias passam a ter um papel central para o funcionamento da empresa, funcionando como um núcleo para armazenamento e troca de dados. 



Como funciona a transformação digital do RH na prática?



Um RH digital utiliza métodos para realizar tarefas burocráticas e repetitivas de maneira mais ágil, poupando tempo e esforços dos funcionários do setor. Veja algumas das principais vantagens que essa transformação traz para o funcionamento da empresa:



Melhorar a comunicação interna e a eficiência operacional



Uma das ferramentas bastante comum dentro de um processo de transformação digital do setor de RH é a implantação de um software que estimula um sistema de feedback contínuo. Utilizando esses softwares os colaboradores da área de recursos humanos conseguem relatar quais processos e tarefas representam um maior desperdício de tempo e energia e que seriam prioridades para passar por um processo de otimização e transformação digital. Isso ajuda a empresa a investir em processos de automação nas tarefas mais necessárias de acordo com os próprios profissionais que desempenham essa tarefa mecanicamente.



Analisar o desempenho de maneira precisa



Implantando processos mais digitais não apenas no setor de RH, mas também nos demais setores de uma empresa, é possível ter uma análise de desempenho mais refinada, mais aprimorada, com uma coleta e análise de dados mais sólida.



Isso permitirá que os funcionários analisem o impacto que a transformação digital nos processos da empresa causa nos seus resultados. A transformação digital também irá atuar como um ponto central do engajamento dos colaboradores, a partir dele é possível analisar ações que possam ser necessárias para engajar a equipe com a empresa como um todo ou até mesmo em um projeto específico. 



Estimular a produtividade e aumentar o engajamento



Com o setor de recursos humanos aprimorado, é possível fazer um acompanhamento personalizado de cada um dos colaboradores - principalmente se tecnologias como a inteligência artificial forem implementadas. Isso cria um ambiente mais saudável dentro da empresa e possibilita que os demais colaboradores realizem suas funções em uma base mais sólida. Isso aumenta a produtividade das equipes como um todo, otimizando os processos e entregando maior qualidade nos trabalhos. 



Como aplicar a transformação digital no RH?



Mapeie os processos que passarão por transformações



O primeiro passo que a empresa deve seguir para implementar essas transformações de forma organizada e eficaz é definir os processos que deseja melhorar. Avalie quais processos levam mais tempo e quais simbolizam um maior desperdício de energia. 



Defina as metas



É necessário que a empresa defina o que quer alcançar com a implementação dessas novas transformações. Definir esses objetivos é fundamental para que as empresas obtenham orientações sobre como agir a partir da implementação dessas atualizações.



Utilize as ferramentas ideias



Antes de implementar essas atualizações, as empresas devem encontrar as ferramentas certas para fazer essas transições. Pesquise os serviços disponíveis no mercado para encontrar aquele que melhor se adapta à cultura e às operações de toda a empresa e do departamento de RH. A seleção das ferramentas certas é fundamental para que essas melhorias tenham um bom desempenho e forneçam os resultados especificados pela empresa.



Monitore os resultados



À medida que a empresa implementa novos processos, mais digitais, é necessário acompanhar de perto o desempenho e os resultados dessas ferramentas. Realize revisões regulares e garanta que a empresa esteja aproveitando ao máximo essas ferramentas. Faça ajustes quando necessário e busque sempre melhorar os processos da sua empresa.



A importância do RH digital



Utilizar a tecnologia à favor dos colaboradores da empresa é uma maneira de além de valorizar e apoiar todos os profissionais, trazer evoluções para a empresa. Um RH digital é o início de uma transformação para uma empresa mais moderna e competitiva, melhor estruturada internamente e com bases fortes para um bom desempenho no mercado. Um RH digital visa por uma nova cultura organizacional, pela evolução do pensamento da empresa.

Se sua empresa está pronta para a usar mais tecnologia e dados para apoiar os processos de decisão do RH, a Rocketmat pode te ajudar. Nossa empresa é especialista em inteligência no RH, criando algoritmos personalizados de inteligência artificial de acordo com os desafios de cada cliente. Acesse nosso site e saiba mais.