EN

EN

Tudo o que você precisa saber sobre o recrutamento às cegas

Apr 8, 2022

Apr 8, 2022

Tudo o que você precisa saber sobre o recrutamento às cegas

Conheça a metodologia aplicada em processos seletivos. Veja o que é recrutamento às cegas, como funciona, qual sua importância e benefícios!

Conheça a metodologia aplicada em processos seletivos. Veja o que é recrutamento às cegas, como funciona, qual sua importância e benefícios!

A diversidade e igualdade são aspectos fundamentais para melhores resultados no âmbito empresarial. Embora alguns experimentos ainda apontem a existência de preconceitos dentro do mercado de trabalho, o recrutamento às cegas veio para tentar transformar isso e tornar os processos seletivos mais justos.Ao longo do texto, você compreenderá melhor sobre essa metodologia, o que é recrutamento às cegas, como funciona o recrutamento e seleção às cegas, qual a importância do recrutamento às cegas, os benefícios dessa nova metodologia e como implementá-la em uma empresa. 

O que é recrutamento às cegas ou open hiring?

O recrutamento às cegas é um método de recrutamento que consiste em analisar apenas as habilidades e competências dos candidatos nas fases iniciais, sem expor quaisquer informações, como nome, gênero, localização, idade ou históricos de estudo e de trabalhos anteriores.Existem algumas situações em que é possível pedir um vídeo onde a imagem e voz do candidato são distorcidas com a finalidade de conhecê-lo melhor sem expor. As demais informações só são reveladas em outras etapas do processo seletivo.No recrutamento às cegas, esses dados são omitidos pois, mesmo de forma inconsciente, em um processo de recrutamento comum o ser humano acaba por escolher candidatos conforme sua afinidade e exclui aqueles grupos que parecem distantes de sua realidade.Infelizmente, muitas vezes o preconceito e discriminação falam mais alto. Muitas mulheres são recusadas por estarem em uma idade próxima de engravidar, alguns são dispensados por não terem uma instituição de ensino de renome ou por morarem em periferias e assim por diante.Portanto, o recrutamento às cegas é o que parece ser uma saída para todos esses problemas, oferecendo uma oportunidade para aqueles que foram dispensados de forma injusta e com o objetivo de atrair os melhores talentos e gerar benefícios para a organização.

Como funciona o recrutamento às cegas?

O recrutamento às cegas é uma metodologia altamente tecnológica. Esse meio exige a utilização de softwares, fazendo com que o sistema do banco de talentos fique disponível para os candidatos. A partir disso, eles preenchem algumas informações mais importantes para a primeira etapa do processo seletivo.Nessa fase, dados como gênero, nome, filhos, estado civil, escolaridade e outras informações mais pessoais não são solicitadas - o objetivo nesse momento é olhar para o que realmente importa.Na primeira etapa do processo, o que importa para o recrutador é conhecer as habilidades e competências do candidato, visto que a escolha é focada nos atributos da função disponível.O objetivo do recrutamento às cegas é a inclusão sem preconceitos, conhecer talentos que se encaixem com a cultura organizacional da empresa. Além disso, essa metodologia contribui para uma sociedade melhor ao implantar uma política de diversidade étnica e cultural.

Qual a importância desse recrutamento?

Quando falamos na diversidade da empresa, não estamos citando somente a diversidade racial, de gênero e geracional. A diversidade pode ser representada de várias maneiras. A vivência de cada ser humano traz bagagens e visões diferentes sobre a vida, o que pode agregar em novas soluções nunca pensadas antes.Quando o RH possui um mesmo padrão de contratação, consequentemente o padrão de resolução de problemas tende a ser o mesmo. Para inovar o produto é preciso inovar o time e isso começa no processo de recrutamento.

5 benefícios do recrutamento às cegas

A seguir, separamos alguns dos principais benefícios que o recrutamento às cegas pode proporcionar no desenvolvimento e resultados de uma empresa:

1. Employer branding

O termo em inglês faz referência à imagem passada pela empresa diante do mercado de trabalho.Ao aderir a diversidade nas contratações através do recrutamento às cegas, a empresa mostra que não aceita discriminações, realça o valor e as competências do candidato e propõe um ambiente de trabalho acolhedor.Todos esses aspectos contribuem para a construção de uma imagem positiva.

2. Produtividade

Como somente as habilidades e competências dos candidatos são analisadas, as tendências para RH e para a equipe de colaboradores se tornam muito mais produtivas. A produtividade está relacionada não somente à vontade de trabalhar, mas com as habilidades do profissional.

3. Redução de custos

A contratação de um novo colaborador não envolve apenas seu salário a ser pago, os processos seletivos demandam tempo e dinheiro, fora o tempo de adaptação que também possui custos.Mas isso é evitado quando o RH acerta na escolha do candidato. Pelo fato do recrutamento às cegas considerar apenas os aspectos técnicos e culturais essa chance é muito maior.

4. Imparcialidade

A diversidade e inclusão estão relacionadas à imparcialidade dos processos seletivos. Se não há distinção de aspectos, como cor, gênero e outros, os processos acabam por ser imparciais. Os candidatos devem sentir que isso realmente ocorre.

5. Inovação

Pensando nisso, quando é promovido o choque entre culturas dentro de uma empresa, o resultado são as ideias surpreendentes.Pela inclusão e diversidade permitir que os novos colaboradores sejam quem eles realmente são, os resultados podem ser inéditos - o que também impacta diretamente no atendimento ao público, já que uma variedade maior de perfis vai se sentir representada e à vontade para consumir os serviços e produtos da empresa.

Como implementar o recrutamento às cegas em uma empresa?

Por fim, o recrutamento às cegas é assertivo, mais ágil e justo, visto que a equipe de RH passa a olhar apenas o essencial.Para implementar essa nova metodologia em uma empresa, primeiramente é preciso ter a tecnologia como recurso aliado. A tecnologia ajuda em várias questões, aqui não seria diferente.Por meio de softwares de recrutamento que possuem inteligência artificial, é possível realizar a pré-seleção de candidatos que possuem as respectivas competências determinadas para a vaga, sem qualificar quaisquer questões ligadas a gênero, idade, entre outras já citadas aqui.A Rocketmat tem o que você precisa! A empresa especializada em tecnologia de inteligência artificial pode te ajudar no processo de recrutamento de candidatos. Para mais informações, acesse o nosso site.