BR

BR

5 características de sucesso para realizar contratações melhores

2 de jan. de 2023

2 de jan. de 2023

5 características de sucesso para realizar contratações melhores

Neste artigo, nós separamos 5 dicas para que o recrutador consiga realizar contratações de qualidade para a empresa. Confira!

Neste artigo, nós separamos 5 dicas para que o recrutador consiga realizar contratações de qualidade para a empresa. Confira!

Nós sabemos que realizar contratações é uma parte fundamental para qualquer empresa. Por conta disso, nós separamos nesse texto 5 dicas importantes para acertar na hora de trazer um novo colaborador para a equipe da sua instituição. 

1.  Saiba quais profissionais combinam com a empresa

Uma das principais coisas a se ter em mente por quem está querendo realizar contratações melhores é ter uma ideia muito clara de quais tipos de profissionais se quer para a sua empresa. O que isso quer dizer? Pois bem, quando você está realizando um processo seletivo, sempre existe a busca por um perfil de colaborador ideal para a sua empresa.

Desse modo, é necessário que exista uma clareza sobre quais serão os profissionais mais adequados para exercer os serviços das vagas para as quais a instituição está contratando. Inclusive, é essencial pensar em como essa contratação pode ser importante para o futuro da empresa, então olhe sempre para um tempo de médio a longo prazo. Isso também é parte importante para que não exista a necessidade de gastar com novas contratações no futuro.

Então, mantenha sempre uma ideia clara das perguntas que devem ser feitas para encontrar o que você está procurando como um recrutador. Por exemplo:

●     Quais são as soft e hard skills necessárias para essa posição?

●     Quais são as habilidades que podem ser ensinadas para alguém nessa posição?

●     Quais posturas são esperadas dessa pessoa enquanto ela atua na empresa?

●     Qual o grau de experiência que o colaborador possui no mercado ou na área?

Portanto, atente-se a detalhes simples, mas que fazem a diferença em realizar contratações de boa qualidade.


2.  Estruture o processo seletivo

Como foi apontado anteriormente, buscar um perfil ideal para contratar para a sua empresa é um processo fundamental, não é mesmo? E para encontrar essa contratação perfeita para a sua empresa, é necessário que exista uma estrutura muito boa para o processo seletivo de candidatos.

A ideia do processo seletivo é que ele esteja muito bem planejado para que você consiga encontrar as respostas para as perguntas que foram apontadas no tópico anterior. Isso é parte essencial para realizar contratações de qualidade, pois tendo essa estratégia clara, é possível encontrar bons talentos no mercado, e ainda conseguir impor uma notoriedade em relação às outras empresas e também atrair possíveis interessados em ingressar na empresa.

Quando não existe um processo seletivo de qualidade na empresa, também é possível que ninguém queira concorrer para ser contratado por ela, então, sempre tome cuidado ao realizar os processos seletivos procurando entender qual método combina melhor com o que você está querendo extrair dos possíveis novos colaboradores. Saber os métodos é importante, então, veja alguns exemplos:

●     Teste de Perfil;

●     Entrevistas;

●     Dinâmicas de grupo;

●     Testes escritos;

●     Avaliação prática.

A partir da escolha do método que será utilizado durante o processo seletivo, o recrutador consegue ter uma noção maior de como encontrar o colaborador correto para realizar os serviços propostos pela empresa. Cada um dos métodos possui uma ideia por trás para extrair o melhor do candidato e assim fazer com que ele mostre todas as suas qualidades e defeitos.

Um exemplo que pode ser dado aqui é imaginar que você está buscando um redator para escrever textos sobre o segmento que a sua empresa possui dentro do site da instituição, mas para o processo seletivo foi optado por fazer uma dinâmica de grupo. Como isso vai contribuir para que eles demonstrem que têm as qualidades que serão necessárias para realizar o serviço proposto? Sempre planeje bem como testar as habilidades do candidato.


3.  Utilize tecnologia para apoiar as contratações

Hoje existem diversas tecnologias que podem apoiar seu processo seletivo e ajudar os profissionais de RH nessa tarefa tão essencial para o sucesso da empresa a longo prazo.

Anteriormente, falamos sobre a importância de estruturar bem o processo seletivo, mas além do formato do processo, é necessário ter uma boa organização e visibilidade do que está sendo feito. É aqui que entra o ATS (Applicant Tracking System). Existem diversas opções no mercado de softwares de recrutamento, que organizam as candidaturas e dão maior visibilidade de cada etapa do processo, auxiliando recrutadores.

Além de facilitar o controle do processo e a comunicação com candidatos, um dos grandes benefícios de utilizar um desses softwares de recrutamento é a geração e armazenamento de dados do processo, que podem ser utilizados para identificar pontos de melhoria.

Nesse âmbito, a utilização de inteligência artificial também pode ser benéfica, uma vez que essa tecnologia pode identificar padrões dentro dos dados e apoiar o processo decisório de recrutadores.
A Rocketmat, por exemplo, desenvolve algoritmos específicos com base nos dados de cada organização, e a partir dos dados do currículo e de testes aplicados ao longo do processo, ranqueia os melhores candidatos para cada vaga, otimizando a triagem para entrevistas e contratações.


4.  Priorize candidatos que valorizem o trabalho em conjunto

Um dos fatores indispensáveis para trabalhar em uma empresa que está sempre buscando crescer é que o trabalho em equipe desse local seja impecável, não é mesmo? Por isso, esse deve ser um dos pontos a serem notados para realizar contratações.

Portanto, nesse momento é que o recrutador deve olhar mais abertamente para além do currículo do candidato, pois mesmo que ali haja muitas experiências e uma boa qualidade, nesse ponto é importante entender como é o comportamento dele em trabalho de equipe.

É sempre importante que o colaborador esteja em harmonia com o trabalho em equipe da empresa, portanto vale mais a pena ter alguém que não possua um currículo tão robusto, do que uma pessoa que não consiga ter um comportamento ideal com todos da instituição, uma vez que é mais fácil ensinar o trabalho para alguém do que mudar o jeito da pessoa se comportar no dia a dia.


5.  Indicações são sempre bem-vindas

Uma das coisas que são mais usadas na história das empresas e que os recrutadores sempre recebem são indicações, certo? Isso ocorre mesmo com tamanho desenvolvimento das tecnologias e, em certos momentos, é uma estratégia muito boa para encontrar novos colaboradores.

As indicações são boas devido ao fato de que a pessoa que está indicando já trabalha junto com todos da equipe e ela entende muito bem como funciona o dia a dia da empresa, e assim, ela consegue identificar um perfil que seja compatível com o que é feito na rotina, e ter uma maior certeza de que esse novo colaborador irá render bastante. Uma indicação ruim pode trazer desprestígio para o indicador e ninguém quer isso ao ajudar a realizar contratações, então as chances de que um colaborador sugira uma pessoa que provavelmente não irá se adaptar bem ao cargo são baixas.