BR

BR

A melhor estratégia de aquisição e qualificação de candidatos

23 de fev. de 2024

23 de fev. de 2024

A melhor estratégia de aquisição e qualificação de candidatos

Quer saber como conduzir e avaliar a melhor estratégia atração e qualificação de talentos? Entenda como avaliar cada etapa e o desempenho do investimento na aquisição de talentos.

Quer saber como conduzir e avaliar a melhor estratégia atração e qualificação de talentos? Entenda como avaliar cada etapa e o desempenho do investimento na aquisição de talentos.

A implementação de um sistema de qualificação de candidatos para monitorar o número de inscrições recebidas e o fluxo dos aplicantes no processo pode auxiliar os recrutadores em sua estratégia de contratação. Soluções para qualificação de candidatos contribuem para a melhor compreensão dos investimentos realizados para promoção das estratégias aquisição de talentos, consolidando dados em tempo real, oferecendo insights sobre a efetividade até de um anúncio específico. Esses insights podem ser utilizados para impulsionar esforços de contratação ou ajustar estratégias conforme necessário.

A maioria dos anúncios de empregos permite que os recrutadores se concentrem em funções-chave que necessitam de mais atenção. Ao priorizar cargos específicos, os recrutadores podem otimizar seu orçamento de contratação e alcançar objetivos específicos primeiro.

É crucial definir a estratégia financeira para cargos de alta e baixa demanda antes de iniciar a campanha, considerando não apenas os gastos, mas também o tempo e o gerenciamento das aplicações. Como os passos preliminares de pré-qualificação do processo de seleção ajustados, as equipes de recrutamento devem estar preparadas para lidar tanto com candidatos mais e menos adequados, mantendo uma experiência de avaliação positiva. Além disso, critérios devem ser especificados no software de recrutamento e seleção para garantir que candidatos que não atenderam aos requisitos sejam adicionados a um banco de dados caso precisem ser contatados posteriormente.

Devido à alta quantidade dos leads gerados pelo modelo de pagamento por candidato, as equipes devem estar preparadas para lidar com o volume de aplicações - currículos recebidos. Nessa etapa é que entra em atividade as soluções de Inteligência Artificial como da Rocketmat, que após as perguntas de qualificação, realiza a análise completa de todos os currículos de maneira estruturada para ordenar os candidatos que possuem maior aderência ao cargo, possibilitando agilidade extrema para as equipes de recrutamento e a ampliação da chance para o candidato.

Após o processamento dos currículos, é de suma importância analisar os custos e retornos financeiros do investimento realizado. Sendo assim, listamos alguns pontos relevantes:

Número de candidaturas adquiridas: Estabelecer claramente o número específico de candidaturas desejadas pela equipe de recrutamento. Uma vez atingido esse número, o anúncio deixará de ser exibido.

Momento de pausar a campanha: Os recrutadores também podem optar por um sistema mais flexível, onde podem pausar a campanha e pagar apenas pelo número de candidatos qualificados até aquele momento. Isso permite que os recrutadores interrompam ou pausem a campanha a seu critério, sendo cobrados no estágio em que pausaram e pelo número de leads gerados nesse período.

Demanda pelo emprego: Se um emprego está em alta demanda e recebe muitas respostas, o número de candidatos qualificados será maior, e, portanto, um recrutador não terá que pagar muito para adquirir esses candidatos. Em resumo, um pool de talentos maior estará disponível a um custo mais baixo. Da mesma forma, um emprego com pouca demanda ou que requer habilidades específicas pode atrair menos respostas e candidatos qualificados, resultando em um preço por candidato mais alto.

Localização do emprego: A localização é um parâmetro importante que influencia o custo do uso do modelo de pagamento por candidato. A resposta para trabalhar em locais populares, como a sede de uma organização, é muito maior do que, por exemplo, a resposta para trabalhar em um escritório remoto. Dependendo da localização, as necessidades de demanda por emprego também variam, afetando assim o custo da campanha por candidato.

Custo por talento: No final do processo, é fundamental analisar o custo efetivo pell potencial talento adquirido, ou seja, após o processamento da Inteligência Artificial, calcular o valor investido versus o número de potenciais talentos qualificados e atribuídos a uma shortlist. Se o cálculo for realizado pelo número total de candidatos atraídos, a eficácia da campanha, ou seja, da alocação do recurso pode estar comprometida 

Ao adotar o modelo de pagamento por candidato, os recrutadores podem ter um controle mais preciso sobre seus orçamentos de contratação, direcionando recursos para onde são mais necessários e obtendo insights sobre o desempenho de suas campanhas de recrutamento.

Uma das soluções que podem reduzir exponencialmente o custos por aquisição de talentos é o Aidan, nossa plataforma de busca de candidatos, que possui uma altíssima capacidade de identificar um talento em nosso banco de dados de 30 milhões de currículos, sem a necessidade de aguardar longos períodos para que os candidatos se inscrevam em com o custo de aquisição de talento já qualificado com até 83% mais baixo em comparação aos anúncios de emprego. Se quiser saber mais sobre Aidan e realizar um teste grátis, acesse: https://rocketmat.com/aidan