BR

BR

A importância vital de escolher bem os fornecedores de IA no processo de recrutamento e seleção.

1 de fev. de 2024

1 de fev. de 2024

A importância vital de escolher bem os fornecedores de IA no processo de recrutamento e seleção.

Sua empresa quer implantar a tecnologia de IA no processo de recrutamento e seleção? Saiba como escolher corretamente um fornecedor.

Sua empresa quer implantar a tecnologia de IA no processo de recrutamento e seleção? Saiba como escolher corretamente um fornecedor.

No cenário empresarial moderno, a adoção de Inteligência Artificial (IA) no processo de recrutamento e seleção tornou-se uma prática comum. No entanto, a qualidade das soluções de IA escolhidas desempenha um papel crucial no sucesso desse processo. Muitas empresas, em busca de eficiência, acabam optando por soluções duvidosas, o que pode ter impactos significativos nos candidatos e comprometer as decisões dos recrutadores.

A automação impulsionada pela IA trouxe inúmeros benefícios para os departamentos de Recursos Humanos (RH), agilizando tarefas, eliminando vieses e melhorando a eficiência no processo de recrutamento. No entanto, essa revolução também trouxe à tona a importância de escolher fornecedores confiáveis tecnicamente.

O que observamos no cotidiano, é que infelizmente, algumas empresas, em busca de soluções rápidas e baratas, acabam optando por fornecedores de IA que carecem de transparência em seus processos. Isso pode resultar em algoritmos baseados em dados enviesados, que prejudicam a equidade no processo seletivo e afetam negativamente a reputação da empresa.

Algoritmos mal treinados podem classificar erroneamente os candidatos, gerando frustração e desconfiança no processo seletivo. A reputação da empresa é prejudicada, impactando sua capacidade de atrair talentos qualificados no futuro.

Recrutadores confiam na IA para qualificação dos candidatos e soluções duvidosas podem fornecer informações imprecisas ou promover vieses não intencionais. Isso coloca em cheque a confiança dos recrutadores nas ferramentas de IA, comprometendo a eficácia do processo seletivo.

Aqui na Rocketmat, fazemos IA de verdade e ressaltamos alguns pontos que na nossa avaliação são impressindíveis para nos diferenciarmos de muitas outras empresas:

Transparência: Utilizamos somente os dados do cliente no treinamento do algoritmo e apresentamos todos os métodos aplicados. Fica a dica, se você não sabe de onde vieram os dados, há um risco.

Compliance e Segurança: Fique atento(a) à proteção dos seus dados e se há políticas rigorosas de segurança. Se o algoritmo foi treinado para você, não pode ser replicado para mais ninguém e vice-versa.

Ética: Não utilizamos dados que identifiquem um candidato, somente competências e habilidades, evitando as possibilidades de vieses discriminação aplicados a IA.

Validação contínua: Realizamos os re-treinos e validações regulares para garantir as métricas de qualidade dos algorítimos.

Feedback humano: A integração com as equipes de recrutamento são cruciais para acelerar pontos de melhorias.

Escolher bem os fornecedores de IA no processo de recrutamento e seleção é mais do que uma decisão estratégica; é um compromisso com a equidade, ética e qualidade. Empresas que optam por soluções sem conhecer a fundo seus métodos de trabalho correm o risco de comprometer não apenas a sua reputação, mas também a eficácia do processo seletivo. A reflexão cuidadosa sobre a escolha dos parceiros de IA é fundamental para construir equipes talentosas e sustentar o sucesso organizacional a longo prazo.